Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE UNIVÉRTIX
SOCIEDADE EDUCACIONAL GARDINGO LTDA. – SOEGAR

BULLYING

Acadêmicos: Ana Paula Santana
Carlos Eduardo Rodrigues Vanrandorave
Eliane Paula da Silva
Izabela da Silva e Souza
Larissa Conde Matos
Moisés Felício Cassiano
Rosilaine Cristina Librelon Pereira

MATIPÓ
2011

FACULDADE UNIVÉRTIX
SOCIEDADE EDUCACIONAL GARDINGO LTDA. – SOEGAR

BULLYING

Trabalhoapresentado ao curso de Educação Física da Faculdade Univértix à Professora Janine Lopes Carvalho na disciplina Dimensões e Bases do Desenvolvimento Humano III.


MATIPÓ
2011

Introdução

Trata-se de um fenômeno mundial que vem tomando espaço nas mídias. É uma nova forma de violência que já existia desde os tempos antigos, porém recebe hoje um novo nome, BULLYING, paracaracterizá-lo.
Com esse trabalho pretendemos abordar as características que envolve o ambiente onde ocorre o bullying, como os agressores escolhem suas vitimas e quais as consequências para as pessoas que sofrem, e para as que praticam bullying.

Bullying

O que é Bullying?

As pesquisas sobre bullying são recentes e ganharam destaque a partir dos anos 1990. Estudos indicam que a prevalência deestudantes vitimizados varia de 8 a 46%, e de agressores, de 5 a30%.
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos, contra um ou mais colegas. O Bullying sempre teve presente na escola com menor intensidade que nos dias atuais, com menor destaque na mídia, mas sempre houve situações em que alunosperseguiam, e mal-tratava os considerados inferiores.
O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Estudos mostram que as “brincadeiras de mau gosto” antigamente, hoje denominadas bullying, podem trazer sérios danos as crianças, entre elesproblemas de aprendizagem e transtornos de comportamento, ocasionando até homicídios.
Deve-se fazer uma distinção entre as brincadeiras cotidianas de contato físico ou expressões verbais corriqueiras, porque aos casos de bullying atribuí-se o critério da intenção, ou seja, são atos pensados, calculados e praticados repetidas varias vezes com um mesmo alvo, ou seja, os atos de violência (física ou não)ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas.
O Bullying se divide em duas categorias: a) Bullying direto que é a forma mais comum entre os agressores masculinos, que se caracterizam quando as vítimas são atacadas diretamente; b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre as mulheres ecrianças quando a vítima se encontra ausente, tendo como característica o isolamento social da vítima.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em qualquer contexto no qual as pessoas interagem, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também nos locais de trabalho e entre vizinhos.

Quais são as formas do Bullyng?

As formas de Bullying são:
• Verbal(insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos, “zoar”);
• Física e material (bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vitima);
• Psicológica e moral (humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar, difamar);
• Sexual (abusar, violentar,assediar,insinuar);
• Virtual ou Ciberbullying (bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas:celulares, filmadoras e internet);

Quais as principais razões que levam os jovens a serem os agressores?
Fatores econômicos, sociais e culturais, aspectos inatos de temperamento e influências familiares, de amigos, da escola e da comunidade, constituem riscos para a manifestação do bullying e causam impacto na saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes
É muito importante que os...
tracking img