Poty

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
política é portanto, "A ciência do Estado", que é capaz de gerir os destinos da cidade e dos cidadãos. O homem político é aquele que atua na vida pública e é investido de poder para imprimirdeterminado rumo à sociedade, tendo em vista o interesse comum, o bem do cidadão.

Cada cidadão deve ter espaços de efetiva participação política, pois ela está presente em toda relação humana. Certamente,a apresentação da concepção platônica de política e da possível concretização histórica desta apresenta dificuldades, mas se afigura sempre viável. Como demostramos na obra de Platão, a ciência dopolítico (a política) coincidia com o conhecimento supremo do Bem e das idéias e, portanto, da filosofia, na qual se fundamenta a política platônica. De fato, a política verdadeira deve ter em vista ocuidado da alma (verdadeiro homem).

O fim último para a política se exprime pelo fato de que a justa medida que comada as ações do político, ainda são uma utopia, pois não se reflete em nosso dias umaforma reta de se conduzir e administrar bem a cidade. O conceito de cidadão tão pouco tem a mesma importância que possuía na polís Grega, entendemos contudo que esta é uma questão que deve ser melhorestudada, a fim de que se tenha normas claras de conduta para a verdadeira arte, que é a política.

Mesmo que Platão tenha considerado a sua cidade como uma utopia, devemos ao mesmo nos orientarpor seu pensamento a fim de teremos noções claras de que o fim ultimo da política e a realização dos cidadão na pólis e esta somente será realizada caso os cidadãos tenham consciência da sua importânciano desenrolar das decisões que a sua cidade (pólis) deverá tomar, ou seja este é a forma de pensamento que nos convida para a ação sobre o direito de ser cidadão.

BIBLIOGRAFIA

ABBAGNANO,Nicola. História da Filosofia, vol.I. Lisboa: Editorial Presença, 1969.

CHÂTELET, François. História da Filosofia. Idéias, Doutrinas; A Filosofia Pagã. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973....
tracking img