Bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O Bullying escolar é um fenômeno que está ganhando espaço dentro do sistema de ensino; entretanto ele vem ultrapassando séculos sem haver uma maior preocupação em investigar as causas e consequências de atos de Bullying. Considerado uma prática desleal que se constrói a partir de um preconceito de uma pessoa em relação a outra, sendo ele físico, étnico racial, religioso,intelectual, sexual ou psicológico, se desenvolvendo numa luta por poder.
O Bullying escolar é um fenômeno que incide em escolas do sistema de ensino público e privado identificado como problema a pelo menos 60 anos, no entanto só a pouco tempo houve uma maior preocupação com um estudo mais profundo acerca do tema. O início destes estudos se deu na década de 70 na Suécia e Dinamarca, e posteriormente naNoruega, expandiu-se as discussões expandiram-se para outros países da Europa e tornaram-se mais intensivas a partir do momento em que se comprovou que muitos dos casos de tiroteio em escolas e suicídios entre jovens tinham relação com o Bullying. No Brasil, entretanto, só a partir do final da década de 1990 começaram as pesquisas que investigam mais detalhadamente o Bullying enquanto fenômeno; Oestudo sobre Bullying no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo: Descobrir os efeitos do bullying para o processo ensino-aprendizagem de crianças dos anos finais do Ensino Fundamental I e II; Esclarecer o contexto histórico do bullying e suas nomenclaturas em outros países; Identificar a concepção dos sujeitos (vitima, agressor, espectador) sobre o bullying; Caracterizar a vitima; Analisar asatitudes dos professores na dinâmica escolar e influência desse comportamento no fenômeno bullying.
Diante do exposto, pretende-se caracterizar em quais locais da escola o Bullying é mais frequente, identificar o perfil das vítimas, agressores e testemunhas, , as consequências deste ato para os sujeitos, investigar se existe a participação de professores ou funcionários em atos de Bullying dentro daescola, esclarecer a legislação em relação ao bullying. De posse dessas analises será possível verificar quais práticas do Bullying ocorrem com maior frequência.
Essa pesquisa se justifica principalmente pela abertura das discussões em todo o mundo em relação ao bullying escolar, tanto para a comunidade escolar quanto para a sociedade como um todo, no entanto por uma experiência própria me sentiinstigado ainda mais a desenvolver esta pesquisa a fim de investigar como e onde o bullying escolar surgiu e suas principais características, com o objetivo de compreender como se dá a construção deste fenômeno que cresce a cada dia em escolas de todo o mundo. O bullying escolar é um termo de origem inglesa e na maioria dos países onde o fenômeno é estudado é utilizada a versão inglesa porque omesmo pode proporcionar a união da maioria das praticas que o caracterizam.
Com base em FANTE, PEDRA, PEREIRA, OLWEUS, SILVA, ALVES, iremos discorrer sobre o tema, e as questões que vão nortear essa pesquisa são: Quais são as consequências do bullying para o processo de ensino-aprendizagem; como caracterizar cada sujeito do bullying; A escola preocupa-se com o ato do bullying.
A pesquisa “o passoa passo o bullying” tem sua justificativa no sempre noticiado aumento das práticas de Bullying dentro e fora do ambiente escolar, causado pelos altos índices de violência entre pares, sendo a consequência de uma luta desigual de poder, esta causa prejuízos irreparáveis para todos os envolvidos. Ao mesmo tempo que os casos de Bullying escolar têm crescido, as discussões tem sido cada vez maispresentes dentro do ambiente escolar, com o intuito de prevenir e combater esse fenômeno.
O Bullying tem em seu conjunto vítimas, agressores, vítimas/agressores e testemunhas e cada um de seus agentes estabelece uma relação de suma importância na construção dos atos que envolvem o Bullying. Um dos fatores de maior relevância nos estudos sobre o Bullying remete ao constrangimento e à violência feita...
tracking img