Bully

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

O Balanced Scorecard surgiu no inicio da década de 90, desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton, é uma ferramenta de gestão, que leva em consideração a necessidade das organizações atenderem um conjunto amplo de interesses e expectativas, acima do econômico e financeiro.
Segundo seus criadores, Kaplan e Norton (1997)
“Os objetivos e as medidas utilizadas no BalancedScorecard não se limitam a um conjunto aleatório de medidas de desempenho financeiro e não financeiro, pois derivam de um processo hierárquico (top-down) norteado pela missão e pela estratégia da unidade de negócios”.

As instituições têm a possibilidade de traduzir a estratégia em ação com mais rapidez e de facultar o intercâmbio de conhecimentos e de experiências em toda a empresa, com o objetivode continuar aperfeiçoando a estratégia e de otimizar a sua execução.
Portanto, uma ferramenta administrativa que envolve várias perspectivas diferentes e que devem ser integradas e balanceadas para promover sinergia. (CHIAVENATO, 2009).
Segundo Padovese (2003), balanced scorecard é um sistema de informação para o gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresaem um conjunto abrangente de medidas de desempenho financeiras e não financeiras que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.
Entende-se então como o BSC é um instrumento capaz de mudar e transformar todos os departamentos por meio de um mapa estratégico a fim de ter uma visão, missão da organização, e viabilizar o caminho do plano estratégico.

2- COMO FUNCIONA
O BSCcria uma estrutura, uma linguagem, para comunicar a missão e a estratégia, e utiliza indicadores para informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro.
Atua, fortemente, na área operacional, pois grande parte dos indicadores sugeridos é na realidade, objetivos e metas de cunho operacional. Deve identificar e qualificar as relações entre os objetivos e as medidas nas váriasperspectivas de desempenho, condicionadas a um futuro perceptível.
Enfim, o BSC é a conexão das diretrizes traçadas entre as várias áreas de uma organização, atingindo desde a equipe de produção (chão-de-fábrica) até a direção da empresa.

3- MAPA ESTRATÉGICO BSC

A estrutura do BSC é formada por quatro perspectivas: Financeira, cliente, processos internos e, perspectivas de aprendizado ecrescimento. O BSC sugere que a empresa seja vista a partir dessas perspectivas e, para desenvolver medidas, coletar dados e os analisar sobre o foco de cada perspectiva.
1- Perspectiva Financeira: Os indicadores devem mostrar se a execução da estratégia organizacional está contribuindo para a melhoria dos resultados.
2- Perspectiva do Cliente: Os indicadores devem mostrar se os serviços prestados estãode acordo com a missão da organização.
3- Perspectiva dos processos internos: Os indicadores devem mostrar se os processos e a operação estão alinhados e se estão gerando valor.
4- Perspectiva da inovação e aprendizagem: Os indicadores devem mostrar como a organização pode aprender e se desenvolver para garantir o crescimento.


Destacar os processos mais críticos para obtenção dedesempenho superior para clientes e acionistas. Em geral, essa identificação revela processos internos totalmente novos nos quais a organização deve buscar a excelência para que sua estratégia seja bem sucedida; finalmente, as metas de aprendizado e crescimento, expõem os motivos para investimentos na reciclagem de funcionários, na tecnologia disponível e nos sistemas de informações gerenciais que vãoproduzir inovações e melhorias significativas para os processos internos, para clientes e para acionistas. (KAPLAN E NORTON, 1997).
As perspectiva utilizadas são traduzidas no mapa da estratégia em termos de objetivos estratégicos, indicadores para mensurar os resultados, bem como definir as metas específicas e as respecitivas ações individualizadas.
O processo de BSC é um trabalho de equipe...
tracking img