Dsfsdfsdfs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Problema Tratado

Sem problema não há pesquisa, mas, para formular um problema de pesquisa, urge fazer algumas considerações pertinentes no sentido de se evitar equívocos. Em primeiro lugar é preciso fazer uma distinção entre o problema de pesquisa e os problemas do acadêmico. O tema é o assunto geral que é abordado na pesquisa e tem caráter amplo. O problema focaliza o que vai ser investigadodentro do tema da pesquisa.
PROBLEMA É UMA INTERROGAÇÃO QUE O PESQUISADOR FAZ À REALIDADE. Tema não é problema! Problemática não é problema!
O problema não surge do nada, mas é fruto de leitura e/ou observação do que se deseja pesquisar. Nesse sentido, o aluno deve fazer leituras de obras que tratem do tema no qual está situada a pesquisa, bem como observar – direta ou indiretamente – o fenômeno(fato, sujeitos) que se pretende pesquisar para, posteriormente, formular questões significativas sobre o problema.
A formulação mais freqüente de um problema na literatura sobre metodologia da pesquisa ocorre, de maneira geral, em forma de uma questão ou interrogação.
Os critérios de uma boa pergunta de partida levam em consideração qualidades de clareza , de exeqüibilidade e de pertinência1.3 Objetivos

A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica.

Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos eexplicativos. Assim, deve-se sempre utilizar verbos no infinitivo para iniciar os objetivos:
• Exploratórios (conhecer, identificar, levantar, descobrir)
• Descritivos (caracterizar, descrever, traçar, determinar)
• Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar)
Este é o único capítulo de todo o Projeto que deve aparecer na forma de tópicos, ao contrário dos demais que deverão ser apresentadosem texto cursivo e problematizado. Assim, ele é geralmente curto, e não deve conter muitos objetivos, especialmente em Ciências Humanas, pois poderá desvirtuar a pesquisa para meandros que não se conseguirá alcançar.

1.4. As Hipóteses

HIPÓTESES NÃO são perguntas, mas SIM AFIRMAÇÕES. As hipóteses são fundamentais porque indicarão ao pesquisador, ainda sem o conhecimento devidamenteaprofundado sobre o tema, ávido por respostas, a selecionar os meios mais adequados para obter indicações e/ou conclusões acerca das suas indagações. Remete à busca da solução do problema. Elas podem ser divididas em 2 hipóteses:

1.4.1. Hipótese(s) Primária(s)

A hipótese primária remete ao problema principal – por exemplo “a motivação é fundamental para que os funcionários progridam na empresa” Vocêpode ter outras hipóteses primárias, mas não podem estar relacionadas à primeira hipótese. Isto é função da elaboração da hipótese secundária.

1.4.2. Hipóteses Secundárias

A função da elaboração da hipótese secundária, é questionar alternativas da hipótese primária, devem estar relacionadas à primeira hipótese, p.ex, se a motivação é fundamental para que os funcionários progridam naempresa, determinar os tipos de incentivos necessários para motivar os funcionários, na visão dos funcionários.

1.5. Metodologia

Alguns orientadores instruem a colocação da metodologia da elaboração ao final do trabalho. É ideal que seja colocada na justificativa, pois demonstra ao leitor a metodologia utilizada na elaboração do trabalho. A metodologia remete diretamente à maneira de trabalhar oobjeto da pesquisa. Remete à ação pela qual serão alcançados os resultados esperados ou previstos. Assim, trata-se neste capítulo da forma pela qual serão pesquisados, filtrados e analisados os dados obtidos no decorrer da pesquisa.
Numa pesquisa bibliográfica a metodologia consiste em descrever as fontes de pesquisa (as referências iniciais) e o processo de estudo, a proposta de seleção das...
tracking img