Bsc balanced scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] |Faculdade Fortium- Curso de Administração |
|Prof. Arnaldo |Planejamento Administrativo |
| |Qualidade de ensino comresponsabilidade social |


Planejamento Administrativo


Nota de Aula nº 10_2008

Turmas: 3º A/B/C




1. ASSUNTOS

• O Balanced Scorecard (BSC)

2. OBJETIVOS A SEREM CONQUISTADOS
1) Conhecer o histórico do BSC
2) Conhecer os fundamentos do BSC
3) Construir um mapa estratégico

“No final das contas, a Toyota só é bem sucedidaporque somos um conjunto de pessoas que sustenta esse sucesso. Temos objetivos e fazemos com que a empresa, como um corpo único, se movimente para alcançá-los.” Shoichiro Toyoda

3. INTRODUÇÃO
Nesta nota de aula será abordado o BSC como instrumento de avaliação e controle do planejamento estratégico.
O Diretor da empresa CONSIST, em Belo Horizonte, José Reis (2007), em um dosseus artigos sobre BSC, levantou a seguinte questão: “BSC: modismo passageiro ou poderosa abordagem de gestão?” Ao final de sua argumentação positiva quanto ao uso do BSC, ele diz que “qualquer um que tenha se utilizado de qualquer abordagem contemporânea de gestão para alcançar os objetivos da organização, não terá feito nada além da boa prática da ciência da administração. Isso equivale dizer queas abordagens de gestão podem até ser passageiras, mas os axiomas sobre os quais elas se fundamentam têm ciclos de vida que atravessam gerações.”

4. HISTÓRICO DO BSC
Em 1992, o Balanced Scorecard surgiu como um conceito capaz de aprimorar a mensuração do desempenho organizacional, ao passar a contemplar outras perspectivas de desempenho além da perspectiva financeira. O BSC foi apresentadoinicialmente como “um conjunto de indicadores que proporciona aos gestores uma visão rápida e ao mesmo tempo completa de toda a empresa”. A partir de 1996, já com o primeiro livro, os autores reposicionaram o BSC que passou a ser considerado como um conceito capaz de traduzir a estratégia em ação. O Balanced Scorecard é visto hoje como uma abordagem para se fazer o gerenciamento de estratégias.A cronologia do BSC pode ser mapeada por meio dos artigos (publicados na revista da Harvard Business) e livros publicados por Kaplan e Norton. Em 1992, é publicado o artigo “BSC: indicadores que impulsionam a performance”, em 1993 o artigo “Colocando um BSC para funcionar”, em 1996 “BSC como instrumento de gerenciamento de estratégias”, em 2000 “Mapeando a estratégia”, em 2004 “Medindo aprontidão estratégica de ativos intangíveis”, em 2006 “Como implementar uma nova estratégia sem abalar sua organização. Em 1996 é lançado o livro “A estratégia em ação”, em 2000 “A organização orientada para a estratégia”, em 2004 “Mapas estratégicos” e em 2006 “Alinhamento”. Em setembro de 2008 será lançado o livro “The Execution Premium”.

O BSC está fundamentado sobre uma forte baseteórica, já que sua proposição pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, foi precedida de pesquisas profundas junto a uma amostra significativa de empresas americanas. O artigo que deu origem ao assunto e que foi publicado na Harvard Business Review em 1992, foi escolhido como um dos cinco que mais influenciaram os rumos da administração nos últimos 75 anos.



5.FUNDAMENTOS DO BSC
5.1 Conceitos do BSC:
a) O BSC é uma metodologia de gestão estratégica do desempenho que traduz a estratégia organizacional em ações para todos os níveis de uma organização. É um sistema gerencial estratégico projetado em torno da visão de longo prazo.
b) O Balanced Scorecard é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzirem sua estratégia em objetivos,...
tracking img