Brochadeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................2
Brochadeiras......................................................................................3
Brochas..............................................................................................6
Métodos debrochamento................................................................13
Afiação.............................................................................................14
Funcionamento................................................................................15
Problemas Ocorridos.......................................................................21Conclusão........................................................................................22


INTRODUÇÃO

A operação de brochamento, ou brochagem consiste do arranque de material da peça por uma sucessão progressiva e linear de gumes de corte. A ferramenta é denominada brocha. A máquina que executa esta operação é denominada brochadeira ou brocheadeira . É uma operação voltada para a produção de grandes lotes pois cada operação exige o projeto e a execução de uma ferramentaprópria, complexa e de alto custo.
O processo de brochamento permite criar rapidamente encaixes de diversas geometrias para diversos tipos de fixação. Equipamento utilizado para realizar a operação de construir raias em câmaras internas de peças usinadas. Normalmente costuma-se produzir raias internas em canos de armas, que proporcionam o giro do projétil, quando o mesmo é disparado. Confere asuperfície do metal elevada característica mecânica, pois sua utilização é feita por compactação e esmagamento da superfície.

BROCHADEIRAS

As brochadeiras consistem basicamente de um mecanismo capaz de produzir o movimento relativo entre a ferramenta, chamada brocha e a peça, que normalmente é linear, denominadas máquinas de brochar . A grande maioria das máquinas são acionadas hidraulicamentedevido a grande força necessária.
Existem brochadeiras que comprimem o objeto a ser trabalhado, outras que tracionam e outras ainda que tracionam e comprimem. As brochadeiras que comprimem são quase sempre verticais, e as que usam tração são horizontais.
Basicamente se dividem em dois tipos:
Brochadeira vertical – São as brochadeiras com disposição vertical e se utilizam principalmente daforça de compressão. Entretanto, podem também tracionar e, em alguns casos, utilizar ambas as forças, tanto para brochamento interno quanto externo. Quando não se dispõe de grande espaço físico, a brochadeira vertical é a mais indicada
devido a sua característica estrutural.
Existem máquinas de cabeçotes múltiplos que podem executar operações em várias peças simultâneamente.
[pic] [pic]Brochadeira horizontal – Apresenta a vantagem de possibilitar o trabalho com
ferramentas de grande comprimento. É bastante utilizada na indústria mecânica. No trabalho por força de tração, que utiliza ferramentas de longo comprimento, a montagem do material na brochadeira deve ser feita com
cuidado para evitar a flexão da brocha devido ao seu próprio peso.
[pic] [pic]
BROCHAS
As brochas são asferramentas utilizadas nas brochadeiras, a fim de realizar os mais diversos tipos de cortes lineares, nas mais diversas formas, com algumas exceções. É normalmente feita de um determinado aço temperado e revenido, baseado no tipo de material à usinar, relativamente comprida e que possui diversos tipos de dentes dispostos em seqüência e com dimensões progressivas em alturas crescentes até a forma finaldesejada, para trabalhar diversos tipos de materiais. Pode ser usada para gerar superfícies internas ou externas, de perfis regular ou irregular.
As brochas podem ser forçadas por tração ou compressão, no caso de um brochamento interno ou arrastado sob superfície, no caso de brochamento externo. As formas obtidas pelo processo interno, externo e helicoidal respectivamente:

[pic][pic]...
tracking img