Telecurso brochadeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A UU AL A L

67 Brochamento
N

67

A

esta aula você terá uma visão geral de uma operação muito utilizada em usinagem chamada brochamento Você vai saber brochamento. como é feita essa operação e quais as ferramentas e máquinas utilizadas para brochar. Finalmente, você conhecerá os fluidos usados e alguns cuidados que devem ser tomados para conservação das ferramentas.

O que ébrochamento
Brochamento ou brochagem consiste em remover material da superfície de uma peça, de forma progressiva, pela ação ordenada dos fios de corte, dispostos em série, de ferramentas multicortantes. Essas ferramentas, que se deslocam segundo uma trajetória retilínea, chamam-se brochas e a máquina que realiza a operação é a brochadeira ou brochadora.

Nossa aula

Brocha
Em geral, a brocha éfeita de aço, provida de dentes, formando uma série de elementos cortantes, para trabalhar diversos tipos de materiais. Pode ser usada para aplainar ou gerar superfícies internas ou externas, de perfis regular ou irregular. As brochas são temperadas e revenidas porque os dentes de sua superfície cortante são submetidos a grande esforço. Observe na figura a seguir, as partes em que essa ferramenta sedivide.

partes de uma brocha

A U L A

67

Existem brochas de vários tipos, dependendo do trabalho que se tem a realizar. Todas elas, entretanto, apresentam três partes distintas na região dos dentes para o corte progressivo: desbaste, acabamento e calibração.

Tipos de brochamento
A brochadeira é uma máquina com movimento retilíneo. Ela pode ser vertical ou horizontal, com comandomecânico ou hidráulico. Na brochadeira podem ser realizados dois tipos de brochamento: o externo e o interno interno. Brochamento externo – É uma operação feita sobre a superfície externa de uma peça, dando acabamento ou semi-acabamento a seus perfis. Brochamento interno – É uma operação que permite modificar um furo vazado e transformar o perfil de uma peça. O objetivo dessa operação pode ser o deabrir cavidades para chavetas em furos cilíndricos ou o de transformar perfis de furos cilíndricos em perfis acanelados, estriados, quadrados, hexagonais etc. Essa operação é feita num furo aberto anteriormente por um outro processo qualquer.
brochamento externo

brochamento interno

No processo de brochamento, a transformação de um perfil é feita gradativamente porque os elementos de corte dabrocha têm tamanhos que aumentam gradativamente ao longo de seu comprimento. A figura a seguir apresenta três exemplos de fases da transformação.

As brochas podem realizar uma operação completa de usinagem, desde o desbaste grosseiro até o acabamento. O brochamento permite obter um bom acabamento nas peças trabalhadas, dispensando, geralmente, usinagens posteriores.

Velocidade de corte
Avelocidade de corte no brochamento é determinada em função de vários elementos, como o perfil da aresta cortante, os ângulos de incidência de corte, o material da peça, a profundidade de corte etc. A Tabela 1 mostra a relação entre diferentes materiais e a velocidade de corte com uma brocha de aço rápido.
MATERIAL VELOCIDADE DE CORTE
2

A U L A

67

Aço de 500 a 700N/mm Aço de 700 a800N/mm2 Aço de 800 a 900N/mm2 Ferro maleável Ferro fundido Latão, bronze Alumínio Zinco(fundido sob pressão) magnésio

5 - 8m/min 3 - 6m/min 1 - 3m/min 5 - 9m/min 6 - 9m/min 8 - 12m/min 10 - 14m/min 20 - 30m/min
FATORES DE MULTIPLICAÇÃO DOS VALORES DA VELOCIDADE DE CORTE (M / MIN) DUREZA BRINELL DO MATERIAL DA PEÇA MATERIAL DA BROCHA

até 160 0,50 1,00 1,10 1,15 1,25 1,60 2,00 - 2,50

160 - 2200,50 1,00 1,15 1,25 1,40 1,80 2,50 - 3,00

220 - 360 0,50 1,00 1,20 1,30 1,50 2,00 3,50 - 4,00

Aço ao carbono Aço rápido Aço rápido, com 5% de cobalto Aço rápido, com 8% de cobalto Aço rápido, com 12% de cobalto Ligas ultra-rápidas (Stellite, Crobalt Rexalloy) Carburetos sinterizados (Firthite, Carboloy, Kennametal, etc.) *

Para brochas de outros materiais, essas velocidades devem ser...
tracking img