Zuzu angel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme brasileiro dirigido por Sérgio



Rezende, relata a impactante e triste experiência vivida por uma mineira, estilista e mãe de três filhos, em meio à ditadura militar.

Zuleika, mais conhecida como Zuzu (interpretada por Patrícia Pillar), foi casada com um americano, porém, ao se separar depara com uma dura realidade: à de uma sociedade preconceituosa . Entretanto, o ser umamulher sozinha era apenas um dos muitos obstáculos que Zuzu enfrentaria. Sustentou sua família costurando para as grandes senhoras e senhoritas da época e, aos poucos, consolidou seu nome no cenário da moda sendo sinônimo de qualidade e novos conceitos baseados na extravagância de cores.







O sucesso veio mesmo, após um desfile realizado em Nova Iorque. Em1971 e no auge da carreira profissional, a mulher forte e idealizadora que era Zuzu conclui que sua vida não era apenas composta por alegrias.

O motivo para tal conclusão é o distanciamento do filho Stuart (interpretado por Daniel Filho). O filho não era apenas um estudante - mas como ele mesmo dizia - era um militante político socialista. A luta pela qual o rapaz era engajado era o reflexo dainsatisfação da massa, em prol da não exploração dos estrangeiros para com o Brasil e, também, da não concordância com a censura estabelecida frente à qualquer opinião contrária ao regime.







O grupo de jovens estudantes, ao qual Stuart participava, sendo a maioria de classe média, pregava que os sonhos valiam quaisquer sacrifícios.

É perceptível,portanto, a luta da população para que houvesse a mudança de mentalidade, a conscientização política e social, a saída do posto de espectador para o de revolucionário.

E é em meio à essa transformação que Zuzu Angel deixa de lado seu projeto de ampliar os negócios e passa a se empenhar na busca de notícias do filho - que fora preso, torturado, morto e lançado ao mar - além de tentar fazer valer a vozde uma mãe aflita em meio ao cenário de indiferença - o que não se difere dos dias atuais, nos quais as pessoas estão mais preocupadas com seu bem-estar, ao invés, de exercerem o pensamento coletivo e solidário - tanto que seu amor de mãe foi além de todos os limites.

Em função do incômodo que a determinação e peregrinação de Zuzu causou nos líderes da ditadura, ela acabou por pagar o preçode se fazer a diferença, com sua própria vida. A verdade sobre o assassinato, porém, só veio à tona cerca de vinte e dois anos após a sua morte. Pois durante este longo período de tempo, todos (com exceção à família) acreditavam que sua morte era decorrente de um acidente de carro.

Sua luta foi reconhecida, quando criou-se uma organização em memória da modista e, quando seu amigo Chico Buarqueenviou cartas às autoridades (que a própria Zuzu escreveu antes de morrer, em virtude de uma desconfiança e/ou pressentimento que ela teve a cerca das possíveis formas de sua morte) relatando o ocorrido, juntamente, com a música que ele fizera.



Um exemplo à todas nós, de persistência. Sugiro uma reflexão sobre o que temos buscado para nossas vidas e a determinação que depositamos nisso.Vivamos com paixão. Não desistamos jamais dos nossos ideais. E é claro, sempre com um toque de moda, beleza, etc ...




*******************************************************************************************************************

Filme dirigido por Sérgio Rezende, Zuzu Angel é uma cinebiografia de uma estilista que impulsionou a fama do Brasil na moda internacional. O filmemostra o drama vivido pela estilista mineira (Patrícia Pillar), cujo filho, Stuart Edgard Angel Jones (Daniel de Oliveira), desapareceu durante a Ditadura Militar, nos anos 70, envolvido com a guerrilha que combatia o sistema, Stuart Angel foi preso em 14 de maio de 1971 pelos agentes do Centro de Informação da Aeronáutica.

O filme é conduzido de forma a lembrar em alguns momentos a linguagem...
tracking img