Brincar e aprender

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRINCAR E APRENDER
A importância do lúdico para as Crianças
Mauricio Italo Cabral
Faculdade Metropolitana de Marabá – UNIASELVI
Licenciatura Plena em Pedagogia – Ludicidade
09/06/2012


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo abordar sobre a integralização da ludicidade como uma ferramenta primordial na educação, como facilitadora do aprendizado da criança em geral, pois a cada dia quepassa o mundo se desenvolve, a globalização e os meios de comunicações mais avançados ficam necessitando assim de um aprendizado muito mais significativo e prazeroso dentro da sociedade, resultando numa verdadeira revolução dentro da arte do ensinar no mundo contemporâneo.

Palavras-chave: Ludicidade, Educação. Criança.

1. INTRODUÇÃO

Através deste trabalho mostrarei a importância dosjogos no processo de socialização das crianças como também sua importância no processo ensino / aprendizagem, através da brincadeira, do brincar que faz parte do mundo da criança, elas aprendem melhor e se socializam com facilidade, apreendem o espírito de grupo, aprendem a tomar decisões e percebem melhor o mundo dos adultos.
Sistematizar o brincar significa uma reorganização da prática pedagógicadesempenhada pelo professor, prática essa que deve abandonar os moldes da educação bancária e absorver o jogo como o instrumento principal para a socialização da criança. O jogo e a maneira como o professor dirige o brincar, desenvolverão psicológica, intelectual, emocional, físico-motora e socialmente a criança, e por isso os espaços para se jogar são imprescindíveis nos dias de hoje.
O jogodesenvolve a criatividade, a capacidade de tomar decisões e ajuda no desenvolvimento motor da criança, além destas razões, os jogos tornam as aulas mais atraentes para os alunos, diminuindo a evasão escolar, é a partir do jogo que o professor poderá desenvolver diversos conteúdos, gerando uma integração entre as matérias curriculares.
Atualmente em nossa sociedade, extremamente capitalista econsumista, exerce influencia sobre todos, inclusive nas crianças, exercendo poder e controle através dos meios de comunicação, principalmente a televisão.
Uma das alternativas para se burlar essa influencia está no lúdico, nas brincadeiras de uma forma geral, onde as crianças trabalhariam além do corpo a socialização. A criança tem a característica de entrar no mundo dos sonhos das fábulas enormalmente utiliza como ponte às brincadeiras. Quando esta brincando expressa-se mostrando seu intimo, seus sentimentos e sua afetividade.
Os espaços lúdicos são ambientes férteis também para a aprendizagem e o desenvolvimento, principalmente da socialização. Isso não é assunto novo, pois Fröebel, que ocupa também uma posição relevante na história do pensamento pedagógico sobre a primeira infância epertence à corrente cultural filosófica do idealismo alemão, sempre defendeu que o jogo constitui o mais alto grau de desenvolvimento da criança, já que é a expressão livre e espontânea do interior.
As brincadeiras são importantes por fazerem parte do mundo das crianças e por proporcionarem momentos agradáveis dando espaço a criatividade. Todos devemos buscar o bem – estar das crianças durante oprocesso de aprendizagem, resgatando assim o lúdico no processo de ensino aprendizagem.
O jogo é uma fonte de prazer e descoberta para a criança, o que poderá contribuir no processo ensino aprendizagem; porém tal contribuição no desenvolvimento das atividades pedagógicas dependerá da concepção que se tem do jogo.
Para Piajet, os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastara energia das crianças, mas meios que enriquecem o desenvolvimento intelectual e que podem contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem e no processo de socialização das crianças.
O jogo normalmente é visto por seu caráter competitivo, ou seja, uma disputa onde existem ganhadores e perdedores; esta visão está vinculada à postura de muitos educadores, para estes o jogo é...
tracking img