Brincadeiras e cantigas de roda na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1917 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRINCADEIRAS E CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por PACHECO, Jones e SILVA, Jocéli Salete Pacheco 1

A proposta deste trabalho teve como meta resgatar por meio das cantigas de roda as brincadeiras de criança, substituídas no momento emergente pelos jogos eletrônicos (computador, vídeo-game, entre outros). Os avanços tecnológicos que vivenciamos são de suma importância, mas surgem tambémos problemas acarretados por esses avanços, que limitam muito as crianças, pois perdem um pouco, ou muito da infância que seria utilizada brincando, subindo em árvores, pulando e, em vez disso, estas, apenas se permitem ficar o dia todo em frente à televisão, ou a um computador. Para o desenvolvimento da proposta realizamos uma oficina, com alunos da pré-escola de um Centro de Educação Infantilpertencente à rede municipal de ensino do município de São Miguel do Oeste, SC. Os participantes da oficina foram crianças de quatro a seis anos de idade, num total de noventa crianças. A proposta buscou compreender elementos que possibilitassem a divulgação do melhor tempo que temos na vida, onde valorizamos muito a amizade, o companheirismo e não olhamos para o ter de cada pessoa, mas sim para oser. E as cantigas e brincadeiras de roda servem de instrumento, mais que isso, é a possibilidade de melhoria no desenvolvimento psicomotor dos alunos. Neste sentido, a ideia desta pesquisa ultrapassa o limite do conhecimento e a prática das cantigas e brincadeiras, serve como argumento entre aluno/professor, pois, por meio do lúdico as crianças sentem mais confiança no professor que media oconhecimento de forma prazerosa, haja vista que muitas brincadeiras e cantigas visam trabalhar as mais diversas formas de aprendizado, permitindo mais liberdade para um diálogo.

1

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Cênicas. Trabalho de pesquisa realizado no componente curricular estágio curricular em artes cênicas III, orientado pelas professoras Ms. Marilei Teresinha Dal’Vesco e Esp.Marli Ferreira Wandscheer.

Cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. É uma grande expressão folclórica e, acredita-se que pode ter origem em músicas modificadas de um autor popular ou nascido anonimamente napopulação. Baseados nos escritos de Martins (2003)“As cantigas de roda são poesias e poemas cantados em que a linguagem verbal (o texto), a música (o som), a coreografia (o movimento) e o jogo cênico (a representação) se fundem numa única atividade lúdica” Introduzidas nas escolas do Brasil pelos povos colonizadores, principalmente pelos povos portugueses, todas as cantigas de roda forammodificadas e adaptadas pelas crianças para cada contexto brasileiro. Para Rodrigues (1992, p.30):
A razão de tanto entusiasmo pela canção pode ser encontrada no ritmo das sílabas repetidas ou no grito final. Mas a observação do comportamento infantil sugere atenção ao significado da letra, ou seja, o que representa para a criança cantar ações que já fez ou que sabe não ser correto fazer. Por isso,simbolizar em versos e melodias o que lhe inquieta, é uma forma de dar um novo sentido às suas experiências.

A forma que permite às crianças liberdade levando em consideração as experiências que trazem como vivencias, possibilitando que busquemos compreender e superar os bloqueios, limitações e conquistar o tão sonhado viver bem. Percebemos em nossas argumentações a importância da linguagem nodesenvolvimento cognitivo infantil. Assim como Vigotsky (1994), Piaget (1978) realçava também o papel da linguagem falada. Para ele a oralidade possibilita, além do intercâmbio verbal, anuncia o início da socialização da ação e tem caráter instrumental, na medida em que facilita o rápido desenvolvimento conceitual. As funções cognitivas e comunicativas da linguagem tornam-se, então, a base de uma...
tracking img