As brincadeiras tradicionais: cantigas de roda, cabra-cega, amarelinha e lenço atrás, como experiência de cultura na educação infantil.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução.


As brincadeiras tradicionais como cantigas de roda, cabra-cega, amarelinha e lenço atrás, são exemplos de representações folclóricas repletas de vivências e manifestações culturais trazidas há séculos por várias gerações. Atualmente, elas estão desaparecendo devido às transformações do ambiente urbano e a influência de televisões, computadores e outros, sendo reduzidasàs crianças menos privilegiadas, devido às condições financeiras vividas por suas famílias.
Outro fator a ser considerado é que as instituições de Educação Infantil estão deixando de incluí-las em suas práticas pedagógicas, consideradas às vezes como “perda de tempo” ou mera recreação, utilizando outros meios de aprendizagem como brinquedos de plásticos, televisão e vídeo, brinquedos deparquinhos e atividades lúdicas relacionados à informática.
A brincadeira permite a criança aprender, desenvolver e interagir com o meio social, além de vivenciar experiências fundamentais e culturais o seu desenvolvimento. A partir daí, podemos perceber como as brincadeiras tradicionais são atividades que, ao mesmo tempo, identificam e diversificam os seres humanos em diferentes tempos eespaços.
De acordo com Nogueira (2000), a brincadeira tradicional é considerada como parte da cultura popular, transmitida oralmente ou por registros e muitas vezes não há evidências de autoria, sendo passadas por gerações, e sofrendo variações e incorporações de acordo com a região e com a época se enriquece ainda mais o seu caráter cultural.
Por isso, se torna tão importante oresgate dessas brincadeiras tradicionais pelas as instituições de Educação Infantil, sendo uma das suas ações pedagógicas com as crianças de dois a cinco anos de idade como forma de mostrar a história e a cultura preservando assim, a produção cultural de um povo histórico.
Dessa forma, este projeto teve por finalidade mostrar a importância de se resgatar algumas das principaisbrincadeiras tradicionais, suas histórias e suas regras, expondo para as crianças a cultura inserida nelas, e também estilos de vida, maneiras de pensar e brincar de um passado que ainda persiste no presente. Além disso, estimular à criatividade, a interação, a socialização, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva.
Ao brincar a criança tenta buscar saídas para superar situações doambiente real que encontraria dificuldades. Então, a brincadeira tornar-se um espaço de flexibilidade, inovação e criação, onde a criança possa socializar propor regras, escolhas e decisões junto com o grupo (Brougère 1995).
Colaborando com essa idéia Vygotsky (2005), afirma que a brincadeira cria nas crianças uma zona de desenvolvimento proximal, e que a brincadeira possui três característicasimportantes: a imaginação, a imitação e a regra, presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis.
Nesse sentido, foi utilizada pesquisa de campo desenvolvida com crianças de dois a três anos da instituição de Educação Infantil Creche Casulo Bem-Me-Quer, da cidade de Alexânia, Goiás, através de observações no decorrer de algumas brincadeiras tradicionais trabalhadas com elas,pesquisas bibliográficas com alguns autores relacionados com esse tema e leituras em revistas, livros e em sites.
Segundo alguns autores como Fantin (2000) e Kishimoto (1999), evidenciam a importância do resgate das brincadeiras tradicionais como forma de perpetuar a história e a cultura, mostrando um contexto histórico, além de desenvolver formas de interação e socialização com o meio que elasestão inseridas.
Em relação à introdução das brincadeiras tradicionais na educação, Ivic e Marjanovic (1986), afirmam alguns motivos importantes como à preservação dessas brincadeiras na educação contemporânea, as relações culturais e sociais de diferentes idades, a renovação das práticas pedagógicas, preservação da identidade cultural de um povo e possibilidade o contanto físico e...
tracking img