Jogos e brincadeirads tradicionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Por um longo período, a infância foi marcada com os jogos e brincadeira tradicional era possível perceber a união das gerações mais velhas sob as mais novas. Porem a sociedade sofreu grandes transformações e os jogos e brincadeiras tradicionais aos poucos foram desaparecendo, sendo assim sentimos as necessidades de resgatá-los e verificar com qual objetivo os jogos e brincadeirastradicionais são trabalhados nas redes de ensino.
Esta é uma maneira de observá-los como a sociedade tem utilizado os jogos e brincadeiras tradicionais, já que diante de tantas mudanças não é mais possível presenciar avós transmitindo essa riquíssima "bagagem" cultural aos seus netos.
Outro fator que nos levou a pesquisar os jogos e brincadeiras tradicionais dentro das intuições é o fato dobrincar ser essencial na vida das crianças e na atualidade a maioria das crianças somente tem acesso a estes tipos de brincadeiras e jogos tradicionais "em ambientes escolares".
Já nas classes menos favorecidas não generalizando, algumas crianças precisam assumir o papel dos pais, deixando as brincadeiras e assumindo o trabalho, deixando passar o seu tempo adequado para se desenvolver. E naclasse média muita mães tendo que trabalhar deixam seus filhos nas creches e no termino do período voltam para suas casas, onde a jornada de trabalho continua, não tendo tempo de compartilhar com seus filhos as brincadeiras que nas quais brincavam. Já na classe alta os pais montam uma rotina diária de deveres e atividades para que seus filhos cumpram atividades como: aula de informática, inglês,espanhol, ballet, judô e natação entre tudo isso ainda colocam a suas disposições computadores, games variados, televisões e brinquedos de ultima geração fazendo com que as crianças vivam como adultos em miniaturas.
Pelo motivo que computadores vídeo games, televisões e brinquedos de ultima geração apagam completamente as brincadeiras e jogos tradicionais, sendo assim percebemos a importância deresgatá-las e pretendemos subsidiar os professores a fazerem uma reflexão de uma prática.
Logo no primeiro capitulo b uscamos definir os significados atribuídos ao termo jogo. Alguns autores obtiveram destaque ao definir e situar o jogo em um contexto sócio cultural como: Brougère e Huizinga, enquanto outros buscavam em suas investigações realçar as funções e meios, e os quais, os jogos podem seraplicados e explicados entre esses autores podemos destacar: Piaget e Wallon.
No segundo capitulo apresentamos a origem dos jogos tradicionais, e sua definição, as transformações que obtiveram com o passar dos anos, a chegada desses jogos no Brasil as influencias portuguesas, indígenas e africanas que eles receberam a importância do resgate desses jogos e brincadeiras tradicionais.
No terceirocapitulo analisamos os dados coletados nesta pesquisa o qual nos permite dizer que os jogos e brincadeiras tradicionais não aparecem com muita frequência dentro das instituições de ensino é um dos grandes fatores e a falta de conhecimento do conceito dos jogos e brincadeiras tradicionais.
No quarto capitulo, reunimos vinte e quatro jogos e brincadeiras tradicionais que ainda permanecem nos diasatuais com intuito de resgatar esses jogos.
Nas considerações finais deste trabalho apresentamos sugestões aos professores de como resgatar os jogos e brincadeiras tradicionais.

CAPITULO 1


JOGOS INFANTIS
Alguns conceitos feitos por grandes autores conceituadosrenomados nos mostram que os jogos infantis são uma atividade física e mental, que favorecem tanto o desenvolvimento como a sociabilidade, onde isso ocorra de uma forma integral e harmoniosa. Partindo desse ponto, os jogos fazem com que as crianças evoluam paralelamente, independentes de época, cultura e classe social e, exatamente por este contexto acreditamos que tradicionalmente os jogos e...
tracking img