Brincadeiras infantis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A sintonia existente entre a política econômica e a política educacional, fez com que a educação que é um aspecto social fosse tratada como os planos econômicos ao estabelecer metas. Em primeirolugar é necessário destacar que na perspectiva neoliberal os sistemas educacionais enfrentam, hoje, uma profunda crise de eficiência, eficácia e produtividade, mais do que uma crise de quantidade,universalização e extensão.

O neoliberalismo, ideologia que procura responder à crise do estado nacional ocasionada de interligação crescente das economias das nações industrializadas por meio docomercio e das novas tecnologias. Representa uma regressão do campo social e político e corresponde a um mundo em que o senso social e a solidariedade atravessam uma grande crise.
Aliado a essa posturaesta a classe média que absorve os status de elitismo, sua rápida ascensão e acesso aos bens de consumo reproduz por razoes ideológicas e econômicas uma “cidadania dual” (p.2), que reserva a massatrabalhadora os serviços sociais decadentes e reserva os setores sociais privados aos setores de renda elevada.

Quanto ao neoliberalismo e a educação no Brasil, que ao longo de 30 anos levaram à pobrezae a exclusão econômica e cultural principalmente das populações indígenas e das comunidades tradicionais, assim como em toda a América Latina. “De todas as instituições, nenhuma parece ter passadopor um planejamento mais sistemático e mais regulamentado para a viabilização do projeto econômico e político de modernização em curso, no caso do Brasil, do que a escola”.
Para o neoliberalismo aeducação deixa de servir para aprimorar o ser humano, desenvolver seu senso critico e sua autonomia. Ela passa a existir como instrumento de aprimoramento da racionalidade que seja capaz de, desvendar ossegredos da natureza tanto humana como material, alcançar uma vida melhor para o ser humano aqui mesmo, na terra.., Goergen, 2001, que em suma significa consumir para ser feliz. Portanto o sistema...
tracking img