Briefing trident

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Artes e Comunicação – FAAC
Publicidade e Propaganda – 5º Semestre
Professora: Priscilla Sarah
Disciplina: Marketing lll

Dayanne Felix – 511189
Fernando Origuela –
Lilia Valle – 511217
Luiz Gustavo –
Vitor Malta –
Wallace Esteves –

Santos
Abril de 2012
1. Apresentação da empresa



Ele não provoca cárie como muitos outros. Vem embalado em pequenos pacotescoloridos. Tem sabores marcantes e alguns até exóticos. E para encontrá-los basta ver mandíbulas em constante movimento. O chiclete TRIDENT é um dos maiores aliados para uma saúde bucal saudável. Os dentistas agradecem. E milhões de pessoas também.

A história
Tudo começou, quando em meados da década de 50, as autoridades públicas americanas começaram a demonstrar enorme preocupação com oexcessivo consumo de chicletes por parte de crianças e adolescentes devido à alta concentração de açúcar do produto, um dos principais responsáveis pelo aparecimento das cáries. Os laboratórios da empresa American Chicle Company, comandados pelo químico Tony Bilotti, principal responsável pelas pesquisas, iniciaram então o desenvolvimento do chiclete TRIDENT, lançado no mercado americano para testeem 1962 em resposta a uma necessidade especial: o chiclete sem açúcar com a mesma textura e sabor do original.

O resultado foi surpreendente, e o produto fez sucesso imediato. O chiclete foi posicionado com o slogan “Great taste, that is good for your teeth” (em tradução livre para o português “Ótimo sabor, que faz bem para seus dentes”) em 1964, quando foi introduzido nacionalmente nosEstados Unidos com o sabor Peppermint (embalagem azul, agora chamado de Original).

O nome do chiclete surgiu em 1960, quando o produto estava sendo desenvolvido, pois sua composição continha açúcar e mais três enzimas para o controle de tártaro: daí o nome TRI (derivado de três enzimas) e DENT (derivado de Dentist/Teeth). Logo em seguida a empresa, e conseqüentemente a marca TRIDENT, foi compradapela Adams, que introduziu um novo posicionamento para o produto com o slogan “4 out of 5 Dentists surveyed would recommend sugarless gum to their patients who chew gum”.

Ainda em 1964, a NASA escolheu o chiclete TRIDENT como oficial para os vôos espaciais da nave Gemini, gerando uma enorme exposição do produto na mídia e aumentando o reconhecimento da marca junto aos consumidores. Com o passardo tempo, a fórmula de TRIDENT foi aperfeiçoada e novos sabores surgiram, entre os quais Spearmint (menta - embalagem verde) e Fruit Flavours (frutas - embalagem rosa) em 1966, e Cinnamon (canela - embalagem vermelha) em 1969, que se tornou um dos mais populares entre os consumidores. A marca causou uma grande revolução, em 1998, ao introduzir em toda sua linha de produto a substância Relcadent,clinicamente testada como fortificadora para os dentes. A partir da década de 90 a marca TRIDENT começou a introduzir no mercado inúmeras variações do produto, visando atingir um público alvo mais amplo: surgiu então o chiclete mais macio (TRIDENT SOFT), o clareador de dentes (TRIDENT WHITE) e com recheio líquido (TRIDENT SPLASH).

Em 2002, a empresa inglesa Cadbury Schweppes comprou a Adams ea marca TRIDENT, por US$ 4.2 bilhões da americana Pfizer. Nesta época o sucesso da marca já estava mais que garantido: mais de 4.5 bilhões de chicletes TRIDENT foram consumidos desde seu lançamento. Apesar deste enorme sucesso, somente em 2007 a marca foi lançada na Inglaterra, um dos dez maiores mercados de chicletes do mundo. Nesta época a marca iniciou o lançamento do tradicional chiclete emnovas e modernas embalagens como potes com 40 unidades e a Sphere (um pote redondo com design extremamente ousado). Recentemente, com a compra da Cadbury pela gigante Kraft Foods, a marca TRIDENT passou a fazer parte da linha de produtos de uma das maiores empresas de alimento do planeta.

A história da marca TRIDENT sempre acompanhou a evolução dos gostos dos consumidores criando conceitos e...
tracking img