Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia Nuclear: Esse vilão pode salvar a terra.
Considerado o maior vilão do mundo em 1987, a energia nuclear era temida porque um ano antes, na União Soviética, o desastre de Chernobyl tinhatraumatizado a humanidade. Ainda em Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética acumulavam bombas atômicas. “O pesadelo coletivo do planeta era morrer em um cogumelo gigante”. Mas, estamos na hora demudar nossas ideias, esse vilão (energia nuclear) pode salvar o planeta.
Viver é usar energia. Sem ela, o mundo desliga. As crises mundiais do petróleo, na década de 1970, são um bom exemplo de como adependência de uma fonte de energia pode mudar o curso da historia. Sem energia os preços ficam mais caros, os investimentos escasseiam e os pobres continua pobres. Para salvar dessa estagnação, oser humano criou vários jeitos de captar energia da natureza.
Enquanto as usinas nucleares avançam em segurança e controle dos resíduos radioativo, o mundo passou a sofrer com o gás carbônio emitidospelas fontes tradicionais de energia, como o petróleo e as usinas termoelétricas a carvão. Num mundo em que o aquecimento global é o grande problema. A energia nuclear não emite gás carbônio (Dióxidode carbônio) na atmosfera.
Com essa ideia passamos os últimos dois séculos queimando combustíveis fosseis para gerar energia. E não estamos falando apenas da energia dos motores dos automóveis,jatos e maquinas industrial. Hoje, nada menos que 66% da energia elétrica de todo o mundo tem origem na queima desses combustíveis nas usinas termoelétrica. Há pelo menos 3 décadas os cientistas sabem queos gases liberados por essa queima, como o dióxido de carbônio, estão mudando o clima do planeta. Para muitos ambientalistas e climatologistas já passou da hora de quebrar esse ciclo de queima decombustíveis.
A grande questão em usar a energia nuclear, é seu problema de imagem, os resíduos radioativos podem ser usados para a tecnologia em armas nucleares como em Hiroshima e Nagasaki. Mas...
tracking img