Breve resumo o guarani e o ultimo moicano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um breve resumo sobre os textos lidos
O Guarani
Escrito por José de Alencar em 1857.
A história tem como personagem principal o índio “Peri”, escolhido para ser o herói da história. Pois ele“renega” sua própria raça para defender a doce Ceci, filha dos portugueses.
Trata-se de uma histórica poética, que se passa em 1604 no Estado da Paraíba e conta os primeiros passos do nosso querido Brasil.Onde o autor nos mostra como foi o nascimento do Rio de Janeiro além de nos colocar dentro de grandes emoções, envolvendo os indígenas e a família dos colonizadores portugueses.

O Ultimo Moicano (The Last Of Mehicans)
Escrito por James Fenimone Cooper em 1826.
É a história de duas irmãs chamadas Cora e Alice atingidas pelas terríveis lutas entre franceses e os índios, tornando-se os prêmiosnuma competição de vida e morte entre Maguá, um homem cruel e temível que as capturou e do outro lado o lenhador conhecido como Olho de Falcão.
Cada lado procura traiçoeiramente defender seusinteresses.
Os pele vermelha são os temíveis. Os moicanos, entretanto mantém-se acima de tudo e de todos pois ao decorrer do livro nós vamos nos apegando à eles Uncas e Chingachogook, que nos provocamsentimentos de admiração e respeito por eles.
Cora a irmã mais velha, tem uma ligação com Uncas filho de Chingachogook. Ela morre nas mãos do maldoso Maguá, embora tenha sua dignidade intacta até ofinal.
Como não dá pra deixar de mencionar, como o título já diz, essa história não tem mesmo um final feliz, pois Uncas morre deixando seu pai, homem sábio e guerreiro, tornando-o o ultimo dos moicanos.Comparação de O Guarani e O Ultimo dos Moicanos
Há várias semelhanças indiscutíveis nessas duas obras escritas por autores completamente diferentes.
Comparando os textos notamos a temáticaparecida, a relação entre índios e brancos além dos protagonistas serem os “heróis da pátria”, além de tanto o Brasil quanto EUA estarem localizados no continente americano.
As duas obras são...
tracking img