Braskem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

BRASKEM

Trabalho realizado pelos alunos: MATHEUS MUZITANO, NIVALDO JÚNIOR, PEDRO IVO e THIAGO CARVALAHES para o cumprimento parcial da disciplina: PROCESSOS QUÍMICOS E PETROQUÍMICOS no Curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial, IFF campus Macaé.

Orientador: Prof.: Marcelo Rocha.

Abril de2011.

Conteúdo

INTRODUÇÃO 3

A EMPRESA 3

PRODUTOS 4

COMPLEXOS INDUSTRIAIS 7

PLÁSTICO VERDE 8

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA 9

COMPETITIVIDADE 11

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 12

CONCLUSÃO 14

INTRODUÇÃO

A maioria das pessoas provavelmente não se dá conta da presença dos polímeros em suas vidas. Mas basta uma olhada em casa, no carro ou no escritório para perceber objetosde plástico, que são fundamentais para o conforto diário e a praticidade da vida moderna. Artigos como escovas de cabelos ou dentes, mamadeiras, utensílios domésticos, mochilas, embalagens, componentes automotivos, peças de computador, sacolas, fios, cabos, esquadrias de janelas, entre outros, são feitos de resinas termoplásticas tais como polietileno, polipropileno e PVC, que constituem o focodos negócios da empresa. A Braskem é a maior petroquímica das Américas e terceira maior produtora de polipropileno do mundo, e tem como bases de sua estratégia a competitividade e a autonomia tecnológica, alinhadas com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável.

A EMPRESA

A empresa possui o maior e mais moderno complexo de pesquisa do setor na América Latina, o Centro deTecnologia e Inovação Braskem, que conta com unidades em Triunfo, no Rio Grande do Sul, em São Paulo e nos Estados Unidos. No Centro são desenvolvidos produtos, processos, aplicações e novos mercados em parceria com os clientes, os transformadores de plástico, que compõem a terceira geração. Dessa forma, a empresa agrega valor e competitividade para toda cadeia produtiva da petroquímica e dasresinas.

Com ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo, Nova York e Madri, a Braskem está comprometida com os princípios da boa governança corporativa, pautando-se pela transparência em suas relações com o mercado de capitais.

O desafio da Braskem de crescer, inovar e melhorar cada vez mais seu desempenho se apóia numa gestão de pessoas focada no potencial de crescimento dosseus mais de 6,5 mil Integrantes. É um modelo que procura atrair, motivar e reter os melhores talentos do mercado oferecendo qualificação e valorização profissional.

A Braskem tem a visão estratégica de ser uma das cinco maiores petroquímicas do mundo em 2020, sendo reconhecida: pelos Clientes, na atitude de servir e na criação de valor para a cadeia produtiva; pelos acionistas, nocrescimento sustentado por rentabilidade e em resultados crescentes; e pela sociedade, através de ações sustentáveis.

A empresa foi formada em agosto de 2002, quando os grupos Odebrecht e Mariani integraram seus ativos petroquímicos à Copene Petroquímica do Nordeste S.A., antiga central de matérias-primas petroquímicas do polo de Camaçari, na Bahia, que controlavam desde 2001.

Os doisgrupos uniram suas empresas petroquímicas criando a Braskem, a primeira petroquímica integrada do país, isto é, que combina operações da primeira e da segunda gerações da cadeia produtiva do plástico, em uma única empresa.

A primeira geração é responsável pelo ciclo de negócios ligados à produção de matérias-primas básicas como eteno, propeno e cloro, fundamentais para a segunda geração, quecuida das resinas termoplásticas. Por estar integrada na cadeia produtiva, a Braskem tem grandes vantagens competitivas, como escalas de produção e eficiência operacional.

Em maio de 2009, a Braskem incorporou a Petroquímica Triunfo, localizada no Rio Grande do Sul, integrando uma planta com capacidade de produção de 160 mil toneladas/ano de polietileno de baixa densidade, copolímero...
tracking img