Braskem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA E SEU AMBIENTE
Razão social: BRASKEM S.A
Missão: Cada Unidade de Negócio possui missões distintas que juntas tem como objetivo final colocar a Braskem entre as dez maiores empresas petroquímica mundiais em valor de mercado.
• Unidade de Petroquímicos Básicos – Fornecer os petroquímicos básicos para fabricação de resinas termoplásticas. Tais produtos são fornecidospara as outras unidades da Braskem e para os seus clientes.
• Unidade de Polímeros – Fornecer para o mercado nacional e internacional os seguintes segmentos de produtos:
– Poliolefinas: Polietileno e Polipropileno
– Vinílicos: PVC, Soda Caustica, DCE
• Unidade Internacional – Identificar e conquistar novos mercados para a Braskem. O foco atual de atenção é o desenvolvimento do mercadolatino-americano, onde a companhia tem como objetivo manter a sua liderança.
• Unidade de Apoio – Apoiar o direcionamento estratégico da empresa na gestão integrada das Unidades de Negócios.
Visão: A Braskem tem a visão estratégica de ser uma das cinco maiores petroquímicas do mundo em 2020, sendo reconhecida: pelos clientes, na atitude de servir e na criação de valor para a cadeia produtiva; pelosacionistas, no crescimento sustentado por rentabilidade e em resultados crescentes; e pela sociedade, através de ações sustentáveis.
Valores: Satisfação do cliente, atuação responsável, confiança nas pessoas, auto-desenvolvimento das pessoas, atuação descentralizada, re-investimentos de resultados, retorno aos acionistas e investidores.
Negócio: A Braskem é uma empresa líder em resinastermoplásticas na América Latina e está situada entre as três maiores companhias industrial de capital privado nacional. Produz anualmente mais de 10 milhões de toneladas de resinas termoplásticas, petroquímicos básicos e intermediários e opera com uma estrutura pioneira na região ao integrar a primeira e segunda geração petroquímica. Essa integração resulta em maior competitividade, proporcionando escalade produção, otimização de custos e capacidade para investir em tecnologia. A eficiência da empresa é traduzida pelo faturamento de R$ 23 bilhões, alcançado pela Braskem em 2008.
História organizacional: Criada, em 16 de agosto de 2002, a partir da integração de seis empresas – Copene, OPP, Petroquímica, Proppet, Polialden, Nitrocarbono e Trikem –, a Braskem é resultado de um dos maisbem-sucedidos projetos de integração societária implementada no Brasil nas últimas décadas e representou uma das etapas mais importantes do processo de consolidação do setor petroquímico brasileiro.
Produtos e serviços: Com atuação no setor químico e petroquímico, a Braskem se destaca no cenário global como a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Sua produção é focada nas resinastermoplásticas polietileno (PE), polipropileno (PP) e policloreto de vinila (PVC), além de insumos químicos básicos como eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda, e solventes, entre outros. Juntos, compõem um dos portfólios mais completos do mercado, ao incluir também produtos diferenciados produzidos a partir de matérias-primas renováveis.
Estrutura organizacional: O modelo de negócioda Braskem prevê a atuação de três Unidades de Negócios (Petroquímicos Básicos, Polímeros e Negócios Internacionais) para atender o mercado de forma eficiente.
As UNs tem autonomia na gestão, atuam em segmentos distintos, coordenam as áreas industriais, comerciais, marketing, suprimentos, exportações, pessoas e organização, planejamento e controladoria dos negócios sob sua responsabilidade. Essaautonomia se traduz em mais proximidade com o cliente e flexibilidade para o atendimento e oferta de soluções.
No apoio as atividades das Unidades de Negócios estão as Unidades de Apoio, que são estruturadas de acordo com as especialidades funcionais e têm a missão de apoiar o direcionamento estratégico da empresa na gestão integrada das Unidades de Negócios.
Órgãos regulamentadores: ACEB –...
tracking img