Braskem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Empresa Braskem

Neste trabalho abordaremos sobre a empresa Braskem e também sobre as matérias vistas em aula junto á empresa pesquisada.
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 31 plantas industriais distribuídas pelo Brasil e Estados Unidos, a empresa produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtospetroquímicos.
O grupo baiano Odebrecht criou a Braskem América no ano de 2002 e ampliaram para 29 suas unidades industriais, sendo 26 no Brasil (em Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul), além de três nos Estados Unidos, onde também passou a contar com mais um Centro de Tecnologia e Inovação.
Para as resinas termoplásticas, a Braskem acredita que o crescimento domercado brasileiro em 2011 seja de 9 a 10 por cento.

1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

1.1 Denominação e forma de constituição

RAZÃO SOCIAL: Braskem S/A Insumos básicos
CARACTERIZAÇÃO DE SOCIEDADE: Sociedade Anônima de Capital Fechado
CNPJ: 42.150.391/0001-70
TEMPO DE ATUAÇÃO NO MERCADO: 9 Anos
FUNDADORES: Grupo Odebrecht e Mariani
PRESIDENTE: Bernardo Gradin1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização

Criada em 16 de agosto de 2002, a Braskem já iniciou sua trajetória como líder no mercado de resinas termoplásticas da América Latina. O ponto de partida foi à aquisição do controle da Copene, a central de matérias primas do pólo petroquímico de Camaçari, pelos Grupos Odebrecht e Mariani em julho de 2001. Posteriormente, os gruposOdebrecht e Mariani integraram os seus próprios ativos do setor petroquímico-OPP Química S.A. Nitrocarbono S.A., Trikem S.A. e Proppet S.A – à Copene, iniciando um processo de integração de ativos de primeira e segunda geração até então inédito no país.
Até 2004, essas foram sendo incorporadas à Braskem. A incorporação da Polialden, adquirida em 2005, foi aprovada em maio de 2006, e a incorporação daPoliteno, adquirida em 2006, foi aprovada em maio de 2007.
Em março de 2007, mais um passo foi dado rumo à restruturação do setor petroquímico brasileiro. Em parceria com a Petrobras, a Braskem deu inicio ao processo de consolidação do pólo de Triunfo, com a aquisição dos ativos petroquímicos do Grupo Ipiranga, incluindo o controle da Copesul. Posteriormente, em novembro de 2007, a Petrobrasfechou acordo com a Braskem e Odebrecht para aportar sua participação nestes ativos e em outros na Braskem. Finalmente, em 30 de setembro de 2008, a Ipiranga Petroquímica (IPQ), Petroquímica Paulínia (PPSA) e parcela cindida da Ipiranga Química (IQ) foram incorporadas da Petroquímica Triunfo pela Braskem.
Em 22 de janeiro de 2010, a Braskem anunciou a aquisição da Quattor, em linha com sua estratégiade fortalecer a cadeia petroquímica nacional e de se posicionar entre as cinco maiores e mais competitivas empresas petroquímicas no mundo. A companhia chegou a liderança das Américas em capacidade de resinas termoplásticas, além de se consolidar como um player relevante no mercado petroquímico internacional (8º no ranking global de capacidade de resinas).
A Braskem anunciou no 1º dia defevereiro de 2010 a aquisição dos ativos de PP da Sunoco Chemical, 4º maior produtor desta resina nos EUA. Este foi um avanço importante para fortalecer sua estratégia de internacionalização, que combina ainda o crescimento da Companhia no mercado norte-americano, com alternativas de acesso a matéria prima competitiva e aos principais mercados consumidores.

1.3 Natureza e ramo de atuação

Anatureza da Braskem é Sociedade anônima (S/A), onde seu ramo de atividade é Produção de resinas termoplásticas tais como polietileno, polipropileno e PVC, que constituem o foco dos negócios da empresa.

1.4 Informações sobre o porte da empresa

A Braskem é uma empresa de Grande Porte, pois existem várias leis que buscam especificar o que é uma empresa de grande porte. A Lei N°...
tracking img