Eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ELETROMAGNETISMO

Experiências mostraram que um campo magnético pode ser gerado não apenas por ímãs, mas também por correntes elétricas e hoje atribuise o magnetismo dos ímãs a existência de micro correntes no seu interior. Desta forma, a origem de qualquer campo magnético é atribuída as cargas elétricas em movimento.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da Física que estuda as interações
elétricas emagnéticas em conjunto.

FORÇA MAGNÉTICA

AS FORÇAS ENTRE DUAS CARGAS EM MOVIMENTO NÃO SÃO IGUAIS EM MÓDULOS, NÃO TÊM A MESMA DIREÇÃO E NEM SÃO OPOSTAS EM SENTIDO.

ELEMENTO DE CORRENTE: Chama se elemento de corrente a grandeza vetorial que se obtém multiplicando a intensidade da corrente elétrica que percorre um pequeno trecho de condutor, pelo deslocamento das cargas da corrente. O sentidodo vetor elemento de corrente é coincidente com o da corrente elétrica e a sua direção é a da tangente ao condutor no ponto considerado.

FORÇA EXERCIDA SOBRE UM ELEMENTO DE CORRENTE, DEVIDO À PROXIMIDADE DE UM FIO CONDUTOR, PERCORRIDO POR UMA CORRENTE ELÉTRICA.

Dada um condutor longo, percorrido por uma corrente elétrica, nas proximidades e paralelamente a um elemento de corrente ,constataseexperimentalmente que o elemento de corrente fica sujeito à ação de uma força que apresenta as seguintes características:

a) A força é de atração se os sentidos da corrente que percorre o condutor e do elemento de corrente coincidem e de repulsão quando esses sentidos são opostos.
b) A intensidade da força é diretamente proporcional ao produto da intensidade da corrente que percorreo condutor pel módulo do elemento de corrente e inversamente proporcional à distância que os separa.

PERMEABILIDADE MAGNÉTICA –É uma constante para o cálculo da força que age em um elemento de corrente ou carga em movimentos próximos de um condutor percorrido por uma corrente elétrica.
A permeabilidade do vácuo,

DEFINIÇÃO DE AMPÈRE (unidade de intensidade de corrente elétrica do S.I)Quando dois fios condutores, longos e retilíneos, situados no vácuo, a uma distância de 1 metro um do outro , são percorridos por correntes elétricas de intensidades iguais, a intensidade da corrente que percorre cada um desses condutores será de 1 ampère Se eles se atraírem ou repelirem com uma força ,por metro de condutor, de intensidade igual a 2 . 10 N\ m.

FORÇA DE LORENTZ- É uma forçamagnética ( Fm) que age sobre uma partícula eletrizada com carga positiva q, quando a partícula se move, com velocidade v , na região de um campo magnético de indução B . A força Fm tem as seguintes
características:
Direção: da perpendicular ao plano determinado por v e B ;
Sentido: dado pela regra do “tapa” da mão direita se a carga q for
positiva e contrário ao obtido pela regra se a carga q fornegativa;
Intensidade: F m = q v B sen θ
Equação Vetorial: F = q V x B

REPRESENTAÇÃO DE VETORES PERPENDICULARES AO
PLANO DA PÁGINA.

APLICAÇÕES DA FORÇA DA MAGNÉTICA (LORENTZ).

CARGAS EM MOVIMENTO NUM CAMPO MAGNÉTICO

Uma força que é sempre perpendicular a velocidade fará com que a partícula gire em círculo. No caso de uma partícula com carga q que se move num campomagnético a força centrípeta é a própria força magnética.

FORÇA SOBRE UM CONDUTOR RETO EM CAMPO MAGNÉTICO
UNIFORME.
Para um condutor retilíneo, de comprimento L, percorrido por uma
corrente de intensidade i, mergulhado em um campo magnético uniforme
de indução B, e sendo o . ângulo entre a direção do condutor e a de B, a
força magnética será dada pela fórmula:

FORÇA ENTRE CONDUTORES PARALELOS.Dois condutores,
paralelos e retilíneos, de comprimento L, percorridos por correntes de intensidade i1 e i2, separados por uma distância d, interagem entre si com
uma força magnética de intensidade:

CAMPO MAGNÉTICO

“Cargas elétricas em movimento; origem de todos os campos
magnéticos”.

INTRODUÇÃO – O magnetismo é um fenômeno básico no
funcionamento de motores elétricos, geradores,...
tracking img