Brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A formação cultural no Brasil
Segundo o Dicionário Aurélio, a cultura pode ser definida como um complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas e intelectuais transmitidos coletivamente, e típicos de uma sociedade. Ou seja, é o conjunto formado pela linguagem, crenças, hábitos, pensamentos e arte de um povo, que no caso do Brasil é um dos maisplurais do mundo.
Durante os séculos de colonização, o território brasileiro foi palco de uma fusão primordial entre as culturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África subsahariana. Foi nesse período que se deu o início da formação cultural brasileira que, mais tarde, também recebeu influências da imigração de europeus não portugueses e povos deoutras culturas, como árabes e asiáticos. Países como a França, a Inglaterra e os Estados Unidos, grandes centros culturais do planeta, não ficaram de fora desse contexto e também exportaram seus hábitos e produtos para o Brasil, formando assim uma sociedade altamente miscigenada.
Dentre todos esses povos, os que exerceram maior influência no Brasil foram os portugueses, que deixaram comoprincipal herança a língua portuguesa, falada por todos seus habitantes. Além da linguagem, os colonizadores também implementaram no território a religião católica, crença da maioria da população, e os seres fantásticos do folclore como o bumba-meu-boi, o bicho-papão e o lobisomem. A colonização europeia foi tão forte que praticamente eliminou as demais culturas dos povos indígenas e africanos. Mesmoassim, eles conseguiram deixar no País um pouco de seu conhecimento nas línguas, culinária e folclore brasileiros, influenciando com seus costumes na cultura local atual.
Tudo o que se vê hoje culturalmente nas regiões brasileiras é resultado da reunião das crenças de todos esses povos que, direta ou indiretamente, transmitiram suas características culturais e formaram o que hoje é o Brasil: umconglomerado de povos, culturas, crenças, cores e movimentos. Por mais que esses povos tenham sido marcados no passado pelas contradições do conflito e da convivência, atualmente o Brasil constitui uma nação de traços singulares, de convivência pacífica e baseada no respeito e na coletividade.
A CONTRIBUIÇÃO DAS TRÊS RAÇAS (ÍNDIOS, NEGROS E EUROPEUS) PARA A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO, ANALISANDO OSDIFERENTES CONCEITOS DE MISCIGENAÇÃO .
A História do Brasil é marcada por vários fatos e acontecimentos que deixaram marcas profundas na sociedade, e que foram contados e recontados ao longo dos anos com versões renovadas que estiveram de encontro à historiografia tradicional, trazendo um novo olhar sobre a colonização, miscigenação e a questão racial no Brasil. O grande encontro de povos a partirda América portuguesa colocou em contato culturas completamente diferentes, cada qual, com os seus costumes, crenças e valores, gerando diversas discussões acerca de brancos, índios e negros miscigenados.
A influência indígena:
Primeiros habitantes do território brasileiro, os índios se dividem em diversos povos de hábitos, costumes e línguas diferentes. Cada tribo possui sua cultura, religião,crenças e conhecimentos específicos. Os Ianomâmis, por exemplo, falam quatro línguas, já os Carajás falam apenas uma. Os Guaranis manifestam sua cultura em trabalhos em cerâmica e em rituais religiosos, enquanto os Tupis acreditam ser dominados por um ser supremo designado Monan. A diversidade cultural presente entre as culturas indígenas brasileiras é proporcional a existente hoje em todo oBrasil.
Apesar da colonização europeia ter praticamente destruído a população indígena não só fisicamente, através de guerras e escravidão, como também culturalmente, pela ação da catequese e intensa miscigenação com outras etnias, a cultura e os conhecimentos desse povo acabaram por influenciar parcialmente a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos, como as redes de descanso, no Brasil....
tracking img