Braquiterapia e radioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de apresentação:
 Objetivo
 Histórico
 Os 4 R’s do Dr. Eric Hall
 Princípios da Radioterapia
 Braquiterapia
- Principais tipos de Radioisótopos utilizados
- Vantagens e desvantagens
- Radioproteção
- Métodos
- Equipamentos
 Tipos de câncer
 Radioterapia parcial da mama
 Controle de qualidade em braquiterapia

 Objetivo

 Histórico

1895 – Descoberta dosraios-x RÖENTGEN, 1896 – Descoberta da radioatividade BECQUEREL, 1898 – Descoberta do Rádio e Polônio CASAL CURIE, 1900- 1° uso terapêutico do rádio para Braquiterapia de pele Dr. DANLOS
1896
 Os 4 R’s do Dr. Eric Hall
- Redistribuição
-Reoxigenação
-Reparo
-Repopulação
Princípios da Radioterapia
Teleterapia: A Teleterapia é uma modalidade de radioterapia em que a fonte de radiação éexterna ao paciente.
• Vantagens: Baixa taxa de radiação; Diminuição do Tumor; Tratamento não invasivo; Sem necessidade de anestesia;
• Desvantagens: Maior tempo de exposição do paciente ; Compromete tecidos saudáveis; Efeitos colaterais: náuseas e diarréia.
Braquiterapia: Do grego BRAQUI, que significa “pequena distância”. Consiste no tratamento com radiação ionizante, onde a fonte permanecepróxima ou no local do tumor. é a técnica radioterápica na qual se consiste em implantar uma ou várias fontes radioativas dentro de um tumor, de caráter temporário ou permanente. Poder ser realizada de forma isolada ou como complementação da radioterapia externa e/ou cirurgia.
• Vantagens: Dá uma alta dose no tumor com o mínimo de radiação para os tecidos vizinhos normais; “Curta duração dotratamento”. Controle da radiação que chega em outros órgãos ou tecidos próximos; Redução dos efeitos colaterais; Melhor qualidade do tratamento.
• Desvantagens: Não uniformidade da dose (Problema amenizado pela disposição das fontes, geometria); Segurança das radiações (Problema pode ser “solucionado” pela inserção mecanizada das fontes). Maior dose de radiação; Tratamento invasivo; Uso deanestesia (em alguns casos); Planejamento é relativamente complexo
Principais tipos radioisótopos utilizados em Braquiterapia:
Yodo: Decai por captura eletrônica; Implantes intersticiais permanentes
Césio: Decai para Bário, emitindo partícula Beta e Gama; Implantes temporários intersticiais e intracavitários; Substituiu o Rádio
Radio: Decai para Radônio emitindo partículas Alfa e Beta. Indicado paraimplantes intersticiais e intracavitários.
Ouro: Decai para mercúrio, emitindo partícula Beta e Gama; Implantes intersticiais permanentes.
Cobalto: Emite raios gamas penetrantes de cerca de 1.25 MeV de energia. Devido a incapacidade do Rádio, na produção de um feixe útil de raios gama foi substituído pelo Co – 60.
Paládio: Implante permanente
Irilion: Implante temporário
 Princípios dabraquiterapia e tipos de aplicação
A dose diminui rapidamente com distância a partir de uma fonte de braquiterapia. Por causa disto, o tumor, que está praticamente em contato com as fontes, recebe altas doses enquanto os tecidos sadios vizinhos recebem doses baixas. A braquiterapia geralmente é executada num período entre 24 e 72 horas, após o qual são retiradas do paciente. A dose do pessoal deenfermage que atende o paciente após a carga do matérial radioativo continua a ser um problema na braquiterapia manual de baixa taxa de dose; por isso está sendo abandonada.

 Radioproteção em braquiterapia
• Tempo: o pós carregamento reduz a dose do pessoal envolvido.O planejamento do tratamento e do manuseio da fontes radioativas é essencial para minimizar o tempo de exposição e otimizar oprocesso. A enfermagem e os visitantes devem ser informando do tempo que podem ficar perto do paciente.
• Distância: as fontes não devem nunca se preparadas com as mãos, mas sim seguras com pinças longas ou instrumentos semelhantes. Fica o mais longe possível e realizar as tarefas rapidamente. Não olhar diretamente para as fontes, mas sim através de espelhos e manusear atrás de blindagens.
•...
tracking img