Radioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RADIOTERAPIA
Radioterapia, ou Rádio-oncologia, é uma especialidade médica focada no tratamento oncológico utilizando feixe de radiação ionizante. Há duas maneiras de utilizar radiação contra oCâncer_(tumor):
[pic]
[pic]Máscara termoplástica usada para aplicação da radioterapia em um paciente com câncer de faringe

• Radioterapia externa: utiliza umafonte de radiação externa com isótopos radioativos (césio, cobalto) ou aceleradores lineares;
• Braquiterapia: é o tratamento através de isótopos radioativos inseridos nos tecidos alvos dentro docorpo do paciente, onde a radiação é administrada.
RADIOTERAPIA EXTERNA
É um tratamento de radioterapia em que o paciente recebe a radiação de uma fonte externa. Ouseja, a radiação que atinge o tumor é emitida por um aparelho fora do corpo do paciente. Nesse tipo de tratamento a radiação também atinge todas as estruturas (tecidos e órgãos) que estiverem no trajetodo feixe de radiação até o tumor..
Nesse caso a fonte radioativa é colocada a uma distancia que varia de 1 cm a 1m da região a ser tratada. Os equipamentos utilizados na radioterapia externa podemser quilovoltagem, de megavoltagem e de teleisotopoterapia.
O técnico deverá tomar cuidado em relação a posição do paciente e cálculos sobre a densidade dos raios para não prejudicar as célulassadias.
EQUIPAMENTOS USADOS RAD. EXTERNA
Quilovoltagem
São tubos convencionais de raios X. A voltagem aplicada entre os eletrodos é nomáximo de 250 kV. Por essa razão, esses equipamentos são usados principalmente no tratamento de tumores superficiais (lesões malignas da pele), devido à maior parte da energia do feixe ser depositada aapenas alguns milímetros de profundidade (possuem um pequeno fall-off). As doses administradas neste tipo de técnica são muito variáveis, podendo ir até algumas dezenas de Greys (Gy). [pic]...
tracking img