O mosaico partico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mosaico Partido: a Economia além das Equações

Dowbor nasceu na França em 1941 e vive no Brasil desde 1951. É formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suíça, e doutor em ciências econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976). Foi consultor do Secretário Geral da ONU na área de Assuntos Políticos Especiais (1980-1981). Dirigiuvários projetos de organização de sistemas de gestão econômica, na qualidade de assessor técnico principal das Nações Unidas. No período 1989-1992 foi secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo, respondendo em particular pelas áreas de meio ambiente e de relações internacionais. Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica deSão Paulo e da Universidade Metodista de São Paulo. É autor de outros livros, entre os quais A Reprodução Social, estudo de sistemas de gestão descentralizada; Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação.
O Mosaico Partido trata de assuntos emergentes e de questões antigas, traz questionamentos quanto à responsabilidade e participação do Estado, empresas privadas e organizações dasociedade civil, na sociedade. O livro é estruturado em três partes e o leitor precisa ter certo conhecimento sobre temas gerais, como o funcionamento da sociedade globalizada, para o bom entendimento do mesmo.
A primeira parte, “Mosaico do Passado”, conta o caminho percorrido pelo autor, em uma época de guerras, ditadura e forte repressão. Fala das viagens e as várias situações vividas que ajudara aconstruir o homem que se tornou. A parte dois “O Mosaico do Futuro” traz características de uma sociedade cada vez mais globalizada, com contradições mais explicitas, e expõe análises dessa sociedade. “O Mosaico Reconstruído” engloba a parte três e expressa a possibilidade de mudanças, com base nas análises feitas na parte dois e dá exemplos de como a mobilização individual pode mudar os rumos dasociedade.
O autor trabalha com temas que de maneira direta ou não, influenciam a todos na sociedade, como o capitalismo, responsabilidade social e ambiental, moral, globalização, busca de ações para um desenvolvimento sustentável, justo e viável, qualidade, ética, desigualdade social e a busca de equilíbrio. Essa abordagem é feita com base nas mais diferentes experiências que teve. É uma obracomplexa pelo fato de se tratar de várias questões em um único livro, de maneira que demonstra a interdependência de tudo e todos.
É interessante para aqueles que pensam a sociedade como um todo, e para os que procuram entender como funciona o complexo sistema que é a sociedade.

O MOSAICO PARTIDO

Parte I – Mosaicos do Passado

O autor traz para os leitores nesta primeira parte do livro,suas experiências de viagens, suas passagens por vários países diferentes. Mostra com isso sua visão de mundo e capacidade de homem com grande bagagem de conhecimento. O autor relata suas indignações e apresenta a mudança ocorrida no mundo através de guerras e revoluções, muitas destas vistas e vividas de perto.
Dowbor acredita que a solução para grande parte das guerras e disputas políticas é aeconomia. Ele não consegue aceitar o quanto o homem tem a capacidade de criação e de concretizar viagens para o espaço, e ao mesmo tempo, é incapaz de conhecer a economia do seu país gerando favoráveis para tragédias como a morte, por fome, de crianças.
As viagens do autor começam com ele ainda criança, com seus pais tentando fugir de conflitos, pois já estavam desanimados e sem o mesmo espíritopatriótico de quando participaram da 1ª e 2ª Guerra Mundial. Este ponto nos abre espaço para citar que a organização militar influenciou o surgimento das Teorias da Administração. O princípio da unidade de comando é o núcleo do exército. A escala hierárquica é um aspecto típico da organização militar utilizado nas organizações atuais.
Muitas guerras contribuíram para o desenvolvimento de alguns...
tracking img