Brainstorming

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Brainstorming: uma tempestade de idéias
Por Patrícia Bispo para o RH.com.br 
Nos anos 40, o diretor de banco, colaborador de revistas e sócio de uma agência de publicidade, Alex Osborn, apresentava ao mundo uma nova ferramenta voltada para estimular a criatividade humana. Conhecida como Brainstorming ou "Tempestade de Idéias", essa metodologia passou a ser adotada nas universidades americanas,nas corporações, nas forças armadas e nas repartições públicas. Hoje, oBrainstorming tornou-se uma ferramenta que auxilia as equipes a liberem a imaginação, a gerarem idéias, trazendo benefícios significativos para o negócio. Para explicar como essa ferramenta funciona e pode ser conduzida, o RH.COM.BR convidou para uma entrevista exclusiva o professor de Criatividade e Inovação do programa"Atualização Tecnológica" da USP, Rui Santo. Leia a entrevista e solte a sua imaginação!
RH.COM.BR - O que é Brainstorming?
Rui Santo - Numa tradução literal poderíamos considerá-la como sendo tempestade cerebral. Já traduzida para o português, poderíamos chamá-la de "Tempestade de Idéias", cuja função principal é a liberação da imaginação para a geração idéias, produzidas em grupo, a partir de suaspróprias idéias que são incentivadas pelas sugestões dos participantes, promovendo em cada um, mais idéias.
RH - Quais seus principais objetivos do Brainstorming?
Santo - Um objetivo comum dessa ferramenta é a solução de problemas. Inicialmente, o Brainstorming tinha esse objetivo e ainda é muito utilizado com esse enfoque. Nas áreas de estratégia, RH, inovação e desenvolvimento de produtos, porexemplo, pode ser praticado para alimentar a intuição, como fazia Andew Grove - Intel. Em cada caso, a abordagem dessa ferramenta deve ser diferenciada. A abolição de críticas, inclusive de ordem facial, permite a soltura da mente, fator importantíssimo para a escolha de alternativas.
RH - Como o Brainstorming é aplicado?
Santo - Sua forma de aplicação define a reação do grupo. Por exemplo, se aquestão trabalhada for "muito bem definida", manterá o grupo dentro do "cercadinho mental". Como disse Einstein, a pergunta certa contém 50% da resposta. O grupo fica limitado pela "exatidão da pergunta" ao "cercadinho mental de respostas comedidas". Certamente, há situações onde trabalhar apenas com algumas sugestões, pode ser muito útil, como por exemplo, situações de emergência. No entanto, sea questão for colocada de maneira aberta, as sugestões também se apresentarão abertas. Se a situação for colocada na forma de valores humanos, então as respostas podem ser mais amplas ainda, sem nenhuma limitação. Mas para isso, é preciso um coordenador deBrainstorming com a experiência adequada, em função do que deseja obter dos participantes, ou seja, tirar ou manter o grupo dentro do"cercadinho mental" - aquele espaço que as mães colocam as crianças pequenas para "garantir" que a rotina da casa seja mantida".
RH - Em que casos o Brainstorming pode ser usado?
Santo - Esse recurso pode ser utilizado para qualquer tema. Nos trabalhos que pratico, em áreas estratégicas, por exemplo, levo o grupo a visualizar o futuro e trazer para o presente tudo que for possível. São interessantes asvisões que afloram e como tais visões lhes demonstram os desvios das rotas iniciais ou novas rotas que ainda estavam encobertas. Na área de Recursos Humanos, por exemplo, a abordagem por valores humanos permite a descoberta de atos muito simples com resultados ótimos para a auto-estima dos colaboradores.
RH - Essa ferramenta precisa ser usada com o auxílio de algum outro instrumento?
Santo- Normalmente, essa ferramenta é utilizada sem auxílios. No entanto, considero isso um grande desperdício de esforços, de tempo e de dinheiro. Acontece que o cérebro humano tem características próprias. Certamente, você já passou pela situação de trabalhar em um projeto importante, termina, imprime, entrega para seu chefe, vai tomar um café e quase se engasgando, volta correndo pegando o trabalho de...
tracking img