Brainstorming

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Significado
Brainstorming é uma técnica de geração de idéias. Na língua inglesa, o termo brain significa cérebro enquanto que storming significa tempestade. A versão na língua portuguesa seria uma“explosão de idéias”[Minicucci, 1992].
O que é Brainstorming ?
Tipo de reunião com o objetivo principal de fazer o grupo pensar sobre todos os aspectos do problema ou da solução destes.
É umatécnica muito comentada e utilizada para se descobrir novos caminhos e alternativas perante uma situação aparentemente sem saída ou de difícil solução
Quando usar ?
O Brainstorming é útil quando se desejagerar em curto prazo uma grande quantidade de ideias sobre um assunto a ser resolvido, possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas, ou ações a serem tomadas.
Variações do BrainstormingExistem dezenas de variações diferentes do brainstorming, tais como o anônimo, o individual, o clássico, o construtivo-destrutivo, o didático, entre outros.
Brainstorming Anônimo
Acontece quandoos participantes preferem manter o anonimato das ideias apresentadas, as ideias devem ser anotadas anteriormente pelos membros e entregues ao coordenador para que as leia para o grupo,buscando-se o desenvolvimento de nova ideias.
Brainstorming individual
Algumas pessoas pensam melhor quando trabalham sozinhas. Neste caso, elas podem usar as regras do Brainstorming para apoiar a geração deideias. Pode ser bastante útil o uso do Mapa Mental para classificar e desenvolver as ideias geradas.
Brainstorming Clássico
Segundo o autor (Baxter 2003), o brainstormingclássico pode ser dividido em várias etapas:
Orientação - sendo a fase inicial onde o coordenadorestará orientando a equipe, mostrando o problema.
Preparação - nessa fase o coordenador estipula um tempo determinado, geralmente em torno de 30 minutos, para o fornecimento das ideias.
Análise...
tracking img