Braga - turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Turismo, Lazer e Património - 1º Ano
2009/2010

Bracara Augusta
Pretérito, Presente e Futuro

Geografia de Portugal

Coimbra, 28 de Janeiro de 2010

Bracara Augusta
De César Augusto a Mesquita Machado

Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das mais antigas cidades cristãs do mundo, tendo sido fundada como Bracara Augusta no tempo dos romanos conta com mais de 2000 anos deHistória como cidade.
Situada precisamente entre o Rio Douro e o Rio Minho, no coração do Minho, no Noroeste da Península Ibérica, Braga encontra-se numa região de transições de Este para Oeste, alternando entre serras, florestas e leiras e os grandes vales, planícies e campos verdejantes. Terras construídas pela natureza e moldadas pelo Homem num total de 183,51 km² que variam entre os 20 e os 572metros de altitude.
A cidade está estritamente ligada a todo o Minho: a Norte situa-se o tradicional Alto Minho, a Este o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Sul as terras senhoriais de Basto e o industrial Ave e a Oeste o litoral marítimo Minhoto. O solo, dado pertencer ao sistema montanhoso do Gerês e à sua proximidade com o Oceano Atlântico, é bastante rico em água. O clima desta cidade, pelofacto de se situar entre serras e o Oceano Atlântico, é tipicamente atlântico temperado, ou seja, com quatro estações bem definidas.
O concelho é predominantemente urbano, principalmente em torno da cidade. As áreas rurais que outrora imperavam, hoje, confinam-se aos limites do concelho. É ainda de salientar que as colinas de maior cota e as montanhas se descobrem cobertas por manchas florestais,apesar da pressão urbana e dos fogos florestais que sucederam nos últimos anos.
Densamente povoada, com 962 hab/km² e 176 154 habitantes, é uma das cidades mais populosas de Portugal e uma das mais jovens da Europa. A maioria da população concentra-se na área urbana, onde a densidade atinge cerca de 10 000 hab/km².
Ilustração 1 – Pirâmide Etária bracarense em 2001
Ilustração 1 – PirâmideEtária bracarense em 2001
A média do nível de ensino em Braga é superior ao nível nacional. Em 2001 44% da população tinha pelo menos o 9ºano (escolaridade mínima obrigatória). Com o nível de ensino superior existiam 23 660 indivíduos (14%), com uma superioridade feminina. A percentagem com menos do 9ºano de escolaridade era de 64%, no entanto é de sublinhar que 19% da população tinha menos de catorzeanos. O analfabetismo em 2001 foi de 5% .
O concelho cresceu 16,2% entre 1991 e 2001, tendo o maior crescimento sido registado nas antigas freguesias suburbanas (hoje urbanas), como por exemplo: Nogueira 124,6%, Frossos 68,4%, Real 59,8% e Lamaçães 50,9%. As previsões apontam para que Braga seja um dos concelhos com maior crescimento nos próximos anos.
Ilustração 2 - Evolução demográficabracarense entre 1801 e 2008
Ilustração 2 - Evolução demográfica bracarense entre 1801 e 2008

Braga é a Capital da grande área metropolitana do Minho, a terceira maior do país, possuindo seis protocolos de cooperação com Clermont-Ferrand e Puteaux (França), Santo André (Brasil), S. Nicolau (Cabo Verde), Bissorã (Guiné-Bissau) e Astorga (Espanha), com esta última os laços estendem-se há mais de doismil anos, como evidencia a construção da Geira.
A nível rodoviário a cidade possui um conjunto de largas avenidas que distribuem o trânsito. Braga possui também uma circular importantíssima que distribui o trânsito citadino sem a qual a cidade entraria num estado de puro caos.
Na área dos transportes em massa, o concelho é servido pelos transportes públicos TUB. A nível de transportes aéreospossui um aeródromo, constituído por um heliporto e uma pista utilizada por aviões com capacidade máxima de 25 passageiros. Os aeroportos internacionais mais próximos são o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (50 km) e na vizinha Espanha o Aeroporto de Vigo (125 km). Os dois grandes portos marítimos nas proximidades são o Porto de Viana (50 km) e o Porto de Leixões (50 km). Em termos de transportes...
tracking img