Transporte de vidros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Caracterização da Indústria de Vidro

O vidro pode ser definido como o produto amorfo resultante da fusão e posterior solidificação de uma mistura de materiais inorgânicos. As matérias-primas mais comuns são sílica, barrilha, calcário e alumina.
Ao contrário da maior parte dos sólidos, o vidro não tem estrutura cristalina, ou seja, por suas propriedades, é mais semelhante aos líquidos doque aos sólidos. A natureza amorfa do vidro é também a principal responsável por várias limitações dos processos utilizados na sua fabricação, como será discutido no item relativo aos aspectos técnicos. Entre as características do vidro, algumas são particularmente importantes para o consumo de artefatos desse material:
• Caráter inerte: o vidro, no caso de embalagens, não interage quimicamentecom o conteúdo;
• Transparência: além de favorecer o uso em embalagens, essa propriedade é fundamental para a utilização do vidro plano em automóveis e edificações;
• Possibilidade de reutilização: as embalagens de vidro, desde que submetidas a procedimentos adequados de limpeza, podem ser utilizadas diversas vezes;
• Possibilidade de reciclagem: os cacos de vidro podem ser usados como insumona produção de novos artigos, de forma praticamente indefinida.
Os diferentes segmentos que constituem a indústria de vidro podem ser identificados, conforme o seu uso final, em função da seguinte classificação:

* I – Vidro plano

* Impresso
* Temperado
* Laminado
* Refletivo ou metalizado
* Blindado
* Duplo ou insulado
* Duplo com cristal líquido
* Aramado* II – Vidro oco

* Vidro para uso doméstico
* Utilidades domésticas
* Cristais
* Vidro para embalagem
* Bebidas
* Alimentos
* Higiene e beleza
* Farmacêutico

* III – Vidro técnico ou especial

* Cinescópios
* Monitores de vídeo
* Iluminação
* Garrafas térmicas
* Blocos de vidro
* Blocos oftálmicos
* Fibras de vidroElaborado em forma de chapa, o vidro plano é usado basicamente na construção civil e nas indústrias automobilística e moveleira. O vidro oco, utilizado no consumo residencial e institucional, engloba os segmentos de embalagens (garrafas, potes, frascos etc.) e de utensílios domésticos (copos, xícaras e objetos de decoração, entre outros). O vidro técnico ou especial, que se diferencia dos demaispela composição ou por tratamentos específicos, destina-se a grande número de aplicações industriais.

2. Mercado Vidreiro

A indústria brasileira de vidro plano levou cerca de quarenta anos para atingir a marca das duzentas mil toneladas anuais, alcançada em 1980. E levou apenas duas décadas para alcançar o nível atual, por volta de setecentas mil toneladas, incluindo a produção de vidroimpresso. Como essas não foram décadas especialmente estimulantes do ponto de vista macroeconômico, ao contrário, o setor de vidro plano mostrou que aprendeu a crescer na crise, a navegar em mar grosso, a transformar as dificuldades em oportunidades.
Para manter o desempenho e um nível de crescimento constante, a indústria não deixou de investir na capacidade de produção e na logística dedistribuição. Não deixou também de incentivar os seus clientes diretos, os processadores, a modernizarem as instalações, os equipamentos e a estrutura de atendimento aos consumidores.
Entre 1980 e 2000, a Cebrace, o maior fabricante de vidro plano, realizou investimentos regulares para manter sua capacidade instalada sempre acima das projeções de consumo e assegurar uma utilização efetiva satisfatória.A maioria desses recursos veio da reaplicação sistemática de boa parte dos lucros obtidos por suas fábricas. Paralelamente, instalou dois centros de distribuição de chapas em posições estratégicas, os depósitos de Recife, em Pernambuco, e de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para atender melhor as regiões Norte e Nordeste e Sul do país.
Como nenhuma empresa ou grupo pode desenvolver-se...
tracking img