Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas Cap. 1 – Filosofia da ciência e tecnologia

1) Você pensa que o indutivismo é adequado como teoria do método científico? Se não é, por que tantos cientistas em atividade atêm-se a ele?

Não vejo o indutismo como o meio mais adequado para fundamentar uma teoria, pois o próprio método já é uma indução. Apesar de funcionar, a lei “deu certo no passado, dará certo no futuro” não é, ameu ver, a forma mais adequada de método científico, pois não tem como se justificar, se não, pela indução.

2) As teorias científicas são refutadas decisivamente por contra-indícios ou elas “dançam conforme a música”, por isso dizer, sendo reajustadas para corresponderem ao que era contra-indício para a versão antiga? Dê um exemplo, não do capítulo, se possível.

Para Popper, as teoriasdeveriam passar por contra indícios, e, com esses testes, ser comprovada ou refutada. Para ele, a origem da teoria não era importante, poderia ser uma crença religiosa ou até mesmo um sonho. A teoria seria colocada como hipótese, e caso considerada falsa, substituída por novas hipóteses. Um único caso contrario seria suficiente para refutar conclusivamente a hipótese, não considerando os casosfavoráveis. Por exemplo, se ao expormos uma substancia a luz, e essa não mudar de cor, podemos considerar que nem todo material dessa substancia muda de cor, independente de quantos casos favoráveis tenhamos.

3) As teorias científicas são resultados diretos da observação ou também são influenciadas por pressupostos e visões de mundo dos seus criadores?

O ser humano é regido por suas emoções evivências. Sendo assim, dificilmente
um cientista conseguiria dissociar completamente suas pesquisas e campos de interesse da sua forma de ver o mundo. As situações vividas no cotidiano irão, certamente, influenciara forma de pensar e reagir, e isso afeta também a carreira acadêmica e de pesquisas. No mínimo afetará os campos de interesse desse pesquisador.

4) Você pensa que os cientistas nas“guerras da ciência” que descartam e ridicularizam descrições sociológicas e literárias do sucesso das teorias científicas estão justificados na rejeição de aspectos sociais, políticos e retóricos da ciência como irrelevantes para a verdade e validade científicas?

Acredito que ciência e sociedade andam juntas. O contexto, as ideologias políticas e o âmbito social não podem ser rejeitados. Acredito queesses cientistas têm uma visão limitada do que é ciência. Não vejo como a visão mais coerente. A justificação com rejeição de aspectos sociais, políticos e retóricos é perigosa, pois causam, em casos extremos, até mesmo fraudes para polemizar com correntes de pensamento opostas.

5) A abordagem realista instrumental elimina os problemas suscitados por descrições anteriores da ciência, como aabordagem indutiva, a refutacionista de Popper e a de kuhniana?

A abordagem realista instrumental enfatiza que na ciência contemporânea, a própria observação é mediada pela tecnologia da instrumentação cientifica. Houve uma reintrodução do método cientifico como indutivo, porém, foi exatamente o problema da indução e das respostas a ele como a de Popper e Kuhn que levaram a ênfase na descrição deciência impelida pela teoria da observação.

Cap. 2 – O que é tecnologia? [Definindo ou caracterizando a tecnologia.]

1)Você acha que podemos ter discussões bem-sucedidas de tópicos controvertidos sem nos incomodarmos com definições de termos importantes?

Em parte pode acontecer, mas com cautela e ressalva. Tendo como base uma visão nominalista poderíamos definir qualquer coisa comoqualquer elemento desejássemos, mas como Humpty definiu: “não é de qualquer maneira que podemos definir as coisas com sensatez”, ou seja, não poderíamos, por exemplo, definir religião como uma cafeteira, pois não teríamos nenhuma evolução. Dentro da lógica, visões opostas têm sua validade, se estas forem inseridas dentro de um contexto.

2)Podemos fazer as palavras significarem qualquer coisa...
tracking img