Fundamentos de turismo - oferta turistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OFERTA TURÍÍSTIICA DE BRAGA TUR ST CA DE BRAGA

Gestão de Actividades Turísticas Fundamentos de Turismo

Dezembro de 2011

Índice

1. Introdução …………………………………………………………………………

3

2. Contexto Histórico e Geográfico………………………………………………… 3. Manifestações Populares e Culturais na Cidade de Braga …….…………… 4. Recursos Turísticos ……………………………………………………………… 5. Infra-estruturas…………………………………………………………………… 6. Superstruturas …………………………………………………………………… 7. Avaliação do nível de satisfação dos turistas no município de Braga …….

4

5

9

11

12

14

8. Resultados do Município de Braga e da Sub-região do Minho ……………… 15 9. Conclusão ………………………………………………………………………… 10. Bibliografia ………………………………………………………………………

19

22

Página 2 de 22 GESTÃO DE ACTIVIDADES TURISTICAS – PÓS LABORAL FUNDAMENTOS DO TURISMO

1. IntroduçãoApresentação do tema:

O presente trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Fundamentos do Turismo, leccionada pelo docente Bruno Sousa e tem como tema central a apresentação dos recursos turísticos de uma cidade à escolha. A nossa escolha recaiu sobre a cidade de Braga por nos parecer uma bonita cidade, pelo facto de ser um destino religioso, uma cidade com muita cultura e uma dasmais jovens cidades europeias onde podemos saborear a boa gastronomia minhota.

Objectivos:

A realização deste trabalho teve como objectivo principal dar a conhecer o melhor da cidade de Braga, isto é, dar a conhecer os recursos existentes que possam potenciar a área do turismo. Ao analisarmos os recursos turísticos e o grau de satisfação dos visitantes da cidade, conseguimos evidenciar e teruma noção concreta dos seus pontos mais favoráveis e daqueles que são menos favoráveis.

Página 3 de 22 GESTÃO DE ACTIVIDADES TURISTICAS – PÓS LABORAL FUNDAMENTOS DO TURISMO

2.

Contexto Histórico e Geográfico Braga foi a primeira cidade portuguesa, por outras palavras, quando Portugal foi

fundado, no seu território apenas existia uma cidade, Braga. Além da mais antiga cidade portuguesa,é uma das cidades cristãs mais antigas do mundo fundada no tempo dos romanos como Brácara Augusta, conta com mais de 2 000 anos de História como cidade. Situada no Norte de Portugal, mais propriamente no Vale do Cávado, Braga possui 181 819 habitantes no seu concelho (2011), sendo o centro da região minhota, com mais de um milhão de habitantes (2007).

Esta cidade, outrora conhecida como acidade mais jovem da Europa, foi recentemente escolhida pelo Fórum Europeu da Juventude para Capital Europeia da Juventude em 2012. Braga é uma cidade cheia de cultura e tradições, onde a História e a religião vivem lado a lado com a indústria tecnológica e com o ensino universitário.

Página 4 de 22 GESTÃO DE ACTIVIDADES TURISTICAS – PÓS LABORAL FUNDAMENTOS DO TURISMO

3. Manifestações Popularese Culturais na Cidade de Braga A cidade de Braga tem hoje um conjunto de equipamentos turísticos capazes de atrair milhares de visitantes por mês. Dispõe actualmente de um cartaz cultural único e atractivo capaz de convocar as pessoas a visitarem-na ao longo de todo o ano, é sobretudo conhecida pelo turismo religioso mas existem outros motivos que por si só são atractivos. Exemplos disso são: Encontro de cantares de "Reis e Janeiras” – Janeiro;  Programa "Comédia em Movimento" - entre Janeiro a Março;  Braga Jazz – Março;  AGRO, Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação – Março;  FUMP, Festival Universitário de Música Popular – Março;  Feira do Livro de Braga – Abril;  Festival de Teatro da Nova Comédia Bracarense - Abril e Maio;  Encontros da Imagem – Setembro; FITU Brácara Augusta, Festival Internacional de Tunas Universitárias – Maio;  Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos – Junho;  Mimarte, Festival de Teatro de Rua de Braga – Julho;  Festival Internacional de Folclore de Braga – Agosto;  "Artis Facta" - Entre Setembro a Dezembro;  TROVAS, Festival de Tunas Femininas – Outubro;  Grande...
tracking img