Bradicinesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93rtese referência 1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3tese refência 2
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ortoprotesia referencia 4

http://biblioteca.univap.br/dados/000000/000000B7.pdf
http://www.recuperarte.com.br/ortese.htm

1- Órtese é um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar os aspectos funcionais ou estruturais do sistemaneuromusculoesquelético para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica.

2- Órteses tem a finalidade de melhorar a capacidade funcional do indivíduo, alinhando, prevenindo e até corrigindo deformidades das partes móveis do corpo. Prótese é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos sequelados por amputções traúmaticas, ou não. Uma prótesesubstitui um membro

2- Históricamente, as órteses eram utilizadas no tratamento de fraturas desde o Egito antigo, confeccionadas com folhas e casca de árvores,cana e bambu. As órteses de Copper eram utilizadas, por volta de 1.500 a.C, no tratamento de queimaduras e Hipócrates usava órteses, compressas, e bandagens para imobilizar fraturas. Ambroise Pare (1509- 1590) é considerado pioneiro naarte de confecção de órteses. Um de seus grandes invento foram os coletes de metal para aplicação em “ corpos com curvatura”, que eram perfurados para diminuir o peso e forrados para evitar escoriações devendo ser trocados periodicamente. O primeiro manual de órteses foi escrito por volta de 1592, por Hierônimus Fabricius, um cirurgião que desenvolveu uma coleção ilustrada de órteses baseadas emarmaduras para o tratamento de contraturas de qualquer parte do corpo humando. Em 1878 foi publicado por F. Gustav Ernest um livro com descrições e ilustrações de sofisticadas órteses para o tratamento de problemas nos membros superiores, baseadas na combinação de gatilhos, molas e parafusos. A importância do processo de reabilitação após o tratamento cirúrgico começou a ser reconhecida na Américaapenas após 1880.
Segundo Capello (2000), há algum tempo atrás utilizavam-se órteses confeccionadas em ferro e aço inoxidável, de fácil obtenção, mas com excessivo peso para o paciente. Em membros superiores geralmente eram utilizados alumínios revestidos por courvim e feltro, embora leves, não permitiam modelagem satisfatória.
Vários foram os materiais utilizados, ao longo do tempo, na confecçãode órteses em geral e, também para membros superiores (folhas, madeira, couro, borracha, metal, gesso de Paris).
Hoje em dia os termoplásticos são os materiais mais usados podendo ser associados a outros tipos quando necessário e as técnicas que buscam minimizar o tamanho das órteses estão sendo amplamente desenvolvidas.

4- Couro
Esta é uma matéria-prima ainda utilizada na confecçãode próteses, sobretudo para efectuar suspensão da prótese. Dentre algumas das suas características há a realçar a boa resistência, a porosidade, a estética, o facto de ser um material não tóxico e de fácil manuseio.
Metais
Aço inoxidável, alumínio e dura-alumínio são os metais mais utilizados. O aço é um material rígido e bastante duradouro, porém pesado. O alumínio é um material bem mais leve,resistente à corrosão e com uma melhor aparência, apesar de também apresentar rigidez, ainda que esta seja menor do que no caso do aço. O titânio pode igualmente ser utilizado na confecção de próteses, apresentando peso reduzido e alta resistência, mas o seu elevado valor monetário, porém, justifica a sua pouca aplicação.
Termoplásticos
Os plásticos são materiais orgânicos sintéticos. Os termoplásticosquando aquecidos, permitem que as suas moléculas livres deslizem umas sobre as outras durante um processo de moldagem; após arrefecerem, fixam-se na posição final, ou seja, são materiais que se tornam moldáveis quando aquecidos e rígidos depois de arrefecidos. Estes podem ser classificados em materiais de alta e baixa densidade, o que permite variar a temperatura em que são manipulados.....
tracking img