Botulismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico
Os primeiros conhecimentos sobre a doença provem da Alemanha, no século XVIII, em seguida a surtos epidêmicos relacionados com o consumo de salsinhas e, também, com as características dos recipientes metálicos utilizados para conservação dos alimentos. Na Bélgica, em 1896, na cidade de Ellenselles (província de Henao), ocorreu um surto, o primeiro a ser analisado com rigor científicopor Emilo Pierre Van Ermengen. Assim, de acordo com a literatura mundial, na primeira metade do século ocorreram 5.635 casos, com 1.714 óbitos, verificando-se, ainda tendência para uma maior frequência da doença. Na França, por exemplo, foram relatados 131 casos no período de 1956 a 1970, e 225 no período de 1970 a 1975. Dickson (1918) isola a primeira toxina do bacilo.
Definição e conceito
Onome botulismo provém do latim botulus = salsicha. Também é denominado alantíase (do grego allás = ântos = salsichão, ensacado, choriço).
O botulismo é uma toxiinfecção habitualmente adquirida por ingestão de alimentos contaminados, considerada doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium Botulinum. Há três formas debotulismo: alimentar, por ferimento e intestinal. O botulismo alimentar, forma clássica de doença, pode definir-se como uma neuro-intoxicação provocada pela ingestão de alimentos previamente contaminados pela toxina do clostridium botulinum .O botulismo do ferimento, de excepcional ocorrência, resulta da contaminação do bacilo de uma lesão cutâneo-mucosa. O botulismo do lactente é consequência daprodução da toxina botulínica no tubo digestivo, após ingestão de esporos de clostridium botulinum.
O botulismo apresenta elevada letalidade e deve ser considerada uma emergência médica e de saúde pública. Para minimizar o risco de morte e sequelas, é essencial que o diagnóstico seja feito rapidamente e que o tratamento seja instituído precocemente através das medidas gerais de suporte em regimede urgência.

Agente Etiológico
O clostridium botulinum é um bacilo móvel gram-positivo, anaeróbico, esporulado e sua forma e sua forma vegetativa produz oito tipo de toxina (A, B, C1, C2, D, E, F e G) as toxinas patogênicas para o homem são as do tipo A, B, E F, sendo as mais frequentes A e B. o tipo C subdivide-se em dois tipos alfa e beta. A classificação resulta de diferenças entre astoxinas secretadas.
O desenvolvimento do agente é favorável por anaerobiose e por temperatura de cerca de 25ºC, fatores que propiciam a formação da forma vegetativa e a secreção da exotoxina. A cultura do bacilo provoca odor butírico.
Os esporos do clostridium botulinum resistem a temperatura de 120ºC por 15 minutos. Estão amplamente distribuídos na natureza, no solo e em sedimentos de lagos emares. São encontrados em produtos agrícolas, como legumes, mel, em vísceras de crustáceos e no intestino de mamíferos e peixes.
Período de Incubação
Quando o mecanismo de transmissão envolvido é a ingestão direta de toxina já presente no alimento, o período de incubação é menor e a doença se manifesta mais rapidamente. Quando ocorre a ingestão de esporos ou a contaminação de ferimentos, operíodo de incubação é maior, porque a doença só se inicia após a transformação do clostridium botulinum da forma esporulada para a vegetativa, que se multiplica e libera toxina. Períodos de incubação curtos sugerem maior gravidade e maior risco de letalidade.
Botulismo alimentar
Pode variar de duas horas a dez dias, com média de doze a trinta e seis horas. Quanto maior a concentração de toxina noalimento ingerido, menor o período de incubação.
Botulismo por ferimento
Pode variar de quatro a vinte um dias, com média de uma semana.

Botulismo intestinal
O período não é conhecido à impossibilidade de determinar o momento da ingestão de esporos.
Quadro Clínico
Sua principal característica é por manifestações neurológicas e gastrintestinais. Sua forma clássica e alimentar....
tracking img