Analise do filme o nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “Nome da Rosa” retrata como o raciocínio e a reflexão incomoda aqueles que querem implantar uma idéia usando argumentos não tão convincentes, em vez disso usando o temor. Gostaria de fazer a reflexão desse filme em duas partes. Na primeira parte estarei falando o que acontece no filme e na segunda parte como isso se reflete nos dias atuais.

No Filme, um monge Franciscano eRenascentista, foi designado para investigar vários crimes que estavam ocorrendo no mosteiro. Os mortos eram encontrados com a língua e os dedos roxos e, no decorrer da história, verificamos que eles manuseavam os livros, cujas páginas estavam envenenadas. Então, quem profanasse a determinação de “não ler o livro”, morreria antes que informasse o conteúdo da leitura.

O Livro havia sidoescrito pelo Filósofo Aristóteles e falava sobre o riso: “Talvez a tarefa de quem ame os homens seja fazer rir da verdade, porque a única verdade é aprendermos a nos libertar da paixão insana pela verdade”.

E na história, por trás de “quem matou e quem morreu” aparecem nítidas disputas entre o misticismo, o racionalismo, problemas econômicos, políticos e, principalmente, o desejo daIgreja em manter o poder absoluto cerceando o direito à liberdade de todos.

A Igreja não aceitava que pessoas comuns tivessem acesso ao significado de seus dogmas nem questionassem e fossem contra os mesmos e, por esse motivo, para definir o poder sobre o povo, houve a instauração da Inquisição que foi criada para punir os crimes praticados contra a Igreja Católica que se unia ao podermonárquico.

O período Renascentista que se desenvolveu na Europa entre 1300 e 1650, época em que se desenrola o filme (1327), vinha de encontro a Igreja, exatamente porque o Renascimento pregava a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural.

Dessa forma, o Monge Francisco e Renascentista, William de Baskerville, utilizava-se da Ciência econseqüentemente da razão para dar solução aos crimes do mosteiro e desagradava, em muito, a Santa Inquisição, na figura do Inquisidor Bernardo Gui que realmente existiu e foi considerado um dos mais severos inquisidores.

Aqueles que tem o poder, não gostam de ser questionados pelo fato que se isso acontece em massa, eles podem vir a cair. Por isso a igreja impõe mandamentos para que sejamseguidos e não questionados. O Deus que as igrejas passam para os seus fieis tem um simples fundamento “Deus te ama mais do que qualquer coisa, mas se você não obedecê-lo, você queimará no inferno eternamente” . Pode parecer forte essa frase, mas em termos bem simples, a igreja sutilmente implanta essa idéia. Não tenho nada contra religiões, pelo contrario, a religião faz com que muitas pessoas sesintam bem e sejam pessoas melhores, talvez o sentido da igreja fique um pouco queimado justamente pela forma com que eles abordam o amor divino.

O conhecimento nos dias atuais sutilmente ainda é muito restrito, estamos cobertos de informação, mas digamos que 95 % dessa informação é voltada apenas para o entreterimento, e o verdadeiro conhecimento é restrito a poucos, é restritoprincipalmente para aqueles que querem exercer um poder sobre a sociedade. Um exemplo é o tipo de cidadão que o governo tenta formar, um cidadão completamente manipulável. Apenas com conhecimentos básicos das ciências, um individuo totalmente acomodado que aceita tudo que lhe é imposto.

Para realizar esta reflexão, visitei uma missa realizada na catedral para estudar o que estava sendo passado para osfieis nos dias atuais. Fiquei espantando, pois mesmo com tanto tempo as coisas parecem não ter mudado quase nada. Naquele dia o evangelho que foi abordado foi o João 15,1-8 que diz o seguinte : “ Permanecer em Jesus é acolher sua palavra e seu exemplo, e procurar colocá-los em prática. É permanecendo em Jesus que os discípulos produzirão os frutos que são do agrado do Pai. E a seiva do amor que...
tracking img