Bom bom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A capacidade da superação: resiliência
Oct 13, '06 11:07 AM
para todos

Categoria: Outro
"O problema não é o problema.O problema é sua atitude com relação ao problema."(Kelly Young
"Avantagem, se existe alguma, em estar no fundo do poço é que qualquer movimento leva-nos para cima", Donald Trump
(*) Katia Horpaczky

Você conhece? A palavra tem sonoridade estranha e significado aindapouco conhecido, mas pode fazer a diferença na sua vida. O conceito vem da física: é a propriedade que alguns materiais apresentam de voltar ao normal depois de submetidos à máxima tensão. Pois é:vem contando pontos como competência humana a habilidade do elástico, ou da vara do salto em altura -aquela que enverga no limite máximo sem quebrar, volta com tudo e lança o atleta para o alto.Uma vez ou outra, as Ciências Humanas tomam emprestado termos e conceitos das Ciências Exatas. A última novidade que vem da Física é a resiliência. Em Humanas, a resiliência passou a designar acapacidade de se resistir flexivelmente à adversidade, utilizando-a para o desenvolvimento pessoal, profissional e social. Traduzindo isso através de um dito popular, é fazer de cada limão, ou seja, decada contrariedade que a vida nos apresenta, uma limonada, saborosa, refrescante e agradável.

A resiliência é caracterizada por um conjunto de atitudes adotadas pelo ser humano para resistir aosembates da vida. O termo vem de uma propriedade da Física sobre a capacidade que os corpos têm de voltar à sua forma original, depois de submetidos a um esforço intenso. Fazer a simples transposição daFísica para a Psicologia não é possível porque, aplicado aos seres humanos, o conceito se destaca exatamente pela capacidade do indivíduo dar a volta por cima das situações de risco e voltarTRANSFORMADO, crescendo com a experiência."

No caso do ser humano, este limite chama-se viver as suas emoções. E, para que alguém possa viver suas emoções no trabalho, é preciso respeito à dignidade e...
tracking img