Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ANHANGUERA EDUCACIONAL - CEAD



Graduação em Serviço Social



Disciplina Desafio de Aprendizagem em Psicologia Social



Tutor (a) a Distância: Alessandra Nascimento

Tutor (a) Presencial: Roberta Pereira



COMPONENTES DO GRUPO

Filomena de Oliveira Pereira RA 23.063.178-68

Maria Célia Braga da Silva RA 23.153.242-39

Maria Rita Lucas deSiqueira RA 23.544.637-76

Sileide Gomes de Castro RA 23.304.156-78











Taboão da Serra, 19 de Abril de 2012

HUMILHAÇÃO SOCIAL

Introdução:

O cidadão é socialmente humilhado toda vez que se vê sem o direito de ser parte da sociedade, de não ser igual em direitos, mas ser igual em deveres.

A humilhação é uma modalidade de angustiaque dispara a partir do enigma da desigualdade de classes. (Texto do PLT)

Com base nesta real descrição, estudando e pesquisando tudo que foi pedido conseguimos, fazer uma analise da atual sociedade em que vivemos, e chegamos ao consenso de que muita coisa existente na sociedade de hoje, continua como era na sociedade antiga, ou seja, o poder se concentra apenas nas mãos de uma minoria, eque deveria fazer algo por toda sociedade.

Existe, ainda hoje, muita gente passando por dificuldades e vivendo a margem da sociedade pelo simples fato:

- De que quem detém o poder deixa de enxergar a sociedade como um todo, para se preocupar apenas por alguns.

- Apesar de muita coisa ser de responsabilidade dos governos, existem pessoas que por impossibilidades múltiplas tende a viver amargem da sociedade.

- As faltas de informação, que lhe conduza aos caminhos, dos conhecimentos em geral, lhes impedem exercer com dignidade sua cidadania. Fato esse que faz com que sintam-se humilhados pelas condições que se encontram.

Em uma sociedade onde a desigualdade prevalece, os mais favorecidos fazem de conta que não estão vendo os subalternos, mesmo que eles estejam ao seu lado,esta posição de invisibilidade faz com que o ser humano sinta-se humilhado psicologicamente, desprezível e repugnante por não se sentirem parte integrante desta sociedade que lhe escraviza sem grilhões.

-

Desenvolvimento do trabalho.



O cidadão diante do quadro excludente que a sociedade lhe impõe, pontuando a condição em que vive diante da classe política, ineficiente mais que édominadora, fazendo muitas vezes o cidadão refém das situações, fazendo-os sentirem-se tão humilhados que se tornam incapaz de lutar por seus direitos. Por sentirem-se a margem de uma sociedade mesquinha, seus valores por muitas vezes se deturpam , fazendo destes seres humanos, a imagem fiel desta desigualdade.



TRABALHADOR INVISÍVEL SUPERA PRECONCEITO

Ospreconceitos velados impostos aos trabalhadores de classe baixa pela profissão que exercem, são superados de forma digna, independente da forma que é vista pela sociedade capitalista. Apesar de cumprir a sua profissão de modo digno e lidar com muitos obstáculos, talvez o pior deles seja o de trabalhar e lidar diariamente com a intolerância, ignorância de gente que se sente superior por suacondição financeira,sua cor ou sua raça. Não considerando a sua profissão ou sua função, apenas o seu uniforme ou suas roupas, mais mesmo assim exercem o seu poder de trabalhador, reclamando das más condições de trabalho ou reivindicando melhores salários.

As considerações profissionais dos trabalhadores é a de serem respeitado a sua condição de trabalhador digno. Segundo Fernando Braga da Costa, quesentiu na pele o preconceito e o descaso que um uniforme de gari faz, pois pessoas conhecidas e desconhecidas nem olhavam para ele, deixando uma sensação de descaso e humilhação e a certeza de como um uniforme faz desaparecer o ser humano que esta ali, trabalhando dignamente.

Através dos relatos feitos no texto o trabalhador só quer respeito, e vestir o uniforme com dignidade pois , o que...
tracking img