Boaventura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio à reflexão sociológica brasileira a partir das preocupações teóricas de Boaventura de Sousa Santos e Octávio Ianni

“Faz tempo que o mundo tem um sonho, do qual basta ter consciência paraconverte-lo em realidade. É claro que não se trata de traçar uma reta do passado para o futuro, mas de realizar as idéias do passado. Veremos finalmente que a humanidade não se iniciará em um novotrabalho, mas que realizará desde o princípio, conscientemente seu trabalho antigo”.


A sociologia quando de seu surgimento esteve ligada a uma perspectiva moderna, e desenvolveu-se a partir de umasérie de configurações sociais problemáticas e críticas que impuseram uma postura desafiadora à interpretação da realidade social. E até hoje o que orienta e direciona a sociologia são os fenômenossociais, que vão criando de acordo de acordo com as mudanças de cunho social, político, econômico e cultural, novas formas de sociabilidade. Os estudos sociológicos baseiam-se nessas alterações da vidasocial e como isso se procede desde o nível mais local ao mundial.
A formação da sociedade civil global se apresenta como uma preocupação teórica para vários autores. Este é, sem dúvida, umfenômeno de grande importância, pois nos impõe uma nova forma de comportamento e que reflete o comportamento da população mundial. Ao mesmo tempo em que a globalização, enquanto fenômeno econômico, político eaté cultural, busca integração e a unificação, sem barreiras comercias, criando também uma cultura alienada de massa, a nível social o que ela gera é fragmentação e enormes disparidades sociais. Essecusto social da globalização do capital torna-se muito alto, principalmente para as nações menos desenvolvidas, como no caso do Brasil, onde sem a real aplicação de políticas sociais que nos levem aemancipação tendemos a miséria e a exclusão.
As ciências sociais enquanto “estilo de pensamento e crítica” têm nas mãos um novo objeto de estudo: Como se organizam as sociedades de acordo com a...
tracking img