Boas praticas agricolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 96 (23876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO INTEGRADA

A G R I C U LT U R A E A M B I E N T E

FICHA TÉCNICA
Título A u t o r es
PRODUÇÃO INTEGRADA Ana Aguiar Maria do Céu Godinho Cristina Amaro da Costa © SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação Consultadoria Empresarial e Fomento da Inovação, S.A. Edifício “Les Palaces”, Rua Júlio Dinis, 242, Piso 2 – 208, 4050-318 PORTO Tel.: 226 076 400, Fax: 226 099 164 spiporto@spi.pt;www.spi.pt Porto • 2005 • 1.ª edição Principia, Publicações Universitárias e Científicas Av. Marques Leal, 21, 2.º 2775-495 S. João do Estoril Tel.: 214 678 710; Fax: 214 678 719 principia@principia.pt www.principia.pt Marília Correia de Barros Mónica Dias Xis e Érre, Estúdio Gráfico, Lda. SIG – Sociedade Industrial Gráfica, Lda.
972-8589-51-4 233536/05

Editor

Produção Editorial

RevisãoProjecto Gráfico e Design Paginação Impressão
ISBN Depósito Legal

Produção apoiada pelo Programa Operacional Agricultura e Desenvolvimento Rural, co-financiado pelo Estado Português (Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e das Pescas) e pela União Europeia através do Fundo Social Europeu.

PRODUÇÃO INTEGRADA
Ana Aguiar Maria do Céu Godinho Cristina Amaro da Costa

A G R I C ULT U R A E A M B I E N T E

I N T R O D U Ç Ã O

As crescentes exigências ao nível da qualidade e segurança alimentar e as preocupações que, actualmente, a sociedade manifesta relativamente aos rePRODUÇÃO cursos naturais e ambiente em geral, obrigam à INTEGRADA adopção de modos de produção alternativos aos sistemas produtivistas, nos quais se enquadra a produção integrada. Em produçãointegrada produzem-se alimentos de alta qualidade utilizando os recursos naturais e mecanismos de regulação natural em substituição de factores de produção prejudiciais ao ambiente. Assumem particular importância a preservação e melhoria da fertilidade do solo, a biodiversidade e a observação de critérios éticos e sociais. Assume-se como princípios a abordagem holística da exploração agrícola, oecossistema agrícola como base para o planeamento e realização das actividades na exploração de forma a evitar impactes ambientais, o equilíbrio dos ciclos nutritivos e a preservação do bem estar de todas as espécies animais domésticas. O manual técnico de Produção Integrada, inserido no projecto «Agricultura e Ambiente», pretende disponibilizar informação junto dos operadores, produtores agrícolas,técnicos, empresas comerciais e de certificação, relativa a este modo de produção. Abordam-se aspectos relacionados com os compromissos estabelecidos nas políticas agro-ambientais, com os princípios e soluções técnicas a adoptar nos componentes da produção e da exploração, responsáveis pelas perturbações ambientais que se pretendem reduzir. Apresentam-se, a título de exemplo, propostas de itineráriostécnicos de produção integrada para culturas de relevo no Entre Douro e Minho: vinha, milho forragem e hortícolas.
ANA AGUIAR MARIA DO CÉU GODINHO CRISTINA AMARO DA COSTA

C A P Í T U L O

1

PRODUÇÃO INTEGRADA: UMA ALTERNATIVA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Em Produção Integrada utilizam-se recursos naturais e mecanismos de regulação natural de forma a garantir a melhoria da fertilidadedo solo, a biodiversidade e a redução de factores poluentes.
O B J E C T I V O S

• Definir produção integrada. • Conhecer os princípios e conceitos fundamentais. • Indicar o actual enquadramento político e regulamentar.

PRODUÇÃO INTEGRADA

E N Q U A D R A M E N T O A definição de produção integrada proposta pela

OILB/SROP (2004) e amplamente aceite, traduz-se por um sistema agrícola deprodução de alimentos de alta qualidade que utiliza os recursos naturais e mecanismos de regulação natural em substituição de factores de produção prejudiciais ao ambiente e de modo a assegurar, a longo prazo, uma agricultura viável. Em produção integrada, é essencial a preservação e melhoria da fertilidade do solo e da biodiversidade e a observação de critérios éticos e sociais.

A...
tracking img