Tipos de soldas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tratamento Térmico de metais

Os Processos de Tratamento Térmico dos Metais são processos extremamente técnicos, contidos de diversas etapas e atividades muito metódicas, que visam alterar profundamente, quando é o caso, as propriedades estruturais das peças metálicas. Antes de mais nada você deve saber que, Tratamento Térmico de Metais é um processo metalúrgico altamente complexo e que requeracompanhamento de profissional habilitado para a sua execução. Peças tratadas termicamente apresentam inúmeros benefícios quando em utilização, isso se comparadas com outras que não foram tratadas termicamente, no entanto, o tratamento térmico sempre deve ser bem realizado, pois um tratamento térmico equivocado pode levar a falhas catastróficas, instantaneamente, a médio prazo, ou até, a longoprazo. Conheça melhor o que é tratamento térmico e seus principais processos produtivos.

Conceito básico (para materiais ferrosos - aços)

O conceito básico de tratamento térmico de metais (aços) consiste em:
* aquecer o metal a uma certa temperatura, sob uma certa velocidade,
* manter o metal aquecido a esta temperatura, por um certo tempo, e depois,
* resfriar o metal a uma certavelocidade para que o mesmo apresente as características metalúrgicas e mecânicas desejadas.
Ou seja: aquecer controladamente, manter quente por um tempo e resfriar controladamente
Existem diversos tipos de tratamento térmico que podem ser aplicados aos metais.

Determinação do processo a ser usado

A determinação de qual é o correto tipo de tratamento térmico dependerá:
* das características que sedeseja obter, tais como, resistência mecânica, dureza, estrutura metalúrgica, tamanho de grão, usinabilidade, dentre muitas outras,
* da liga metálica envolvida e
* da durabilidade (vida útil) que se deseja alcançar, tudo isso sem modificar o estado físico do metal, ou melhor, se ele é sólido permanecerá sólido.
Frentes de atuação

O tratamento térmico atua em basicamente duas grandesfrentes, que são:
* No começo dos trabalhos, ou seja, imediatamente logo após a fundição do metal. Faz-se isso quando se deseja uniformizar a estrutura metalúrgica do material para que o mesmo apresente boas e estáveis características de usinabilidade, por exemplo, ou para aliviar tensões residuais oriundas do processo de fundição. Este segundo exemplo é necessário e muito utilizado em peças comligas metálicas com elevados percentuais de elemento de liga, onde os mesmos se distribuem aleatoriamente no metal, ou na peça, gerando indesejadas tensões residuais que podem ser prejudiciais a peça final na qual se deseja confeccionar.
*
* No final dos trabalhos, ou seja, uma das últimas etapas na confecção de uma peça metálica. Após a peça estar pronta, já usinada, com detalhes finos taiscomo roscas, furos e superfícies exatas que não aceitam variações dimensionais, aplica-se o correto processo de tratamento térmico e este fornecerá as características mecânicas desejadas finais a esta peça. Um detalhe importante: Se o processo não for bem realizado, poderá até inutilizar a peça que será tratasa, pois pode gerar tensões residuais indesejadas, deformações, variação nas medidas deusinagem ou até deteriorar completamente o material, inviabilizando a sua utilização. Se bem aplicado ao metal, o tratamento térmico melhorará suas características metal-mecânicas, durabilidade e resistência quando da utilização.
Dicas Indispensáveis

A forma como uma peça é entregue para ser tratada térmicamente, pelo processo de tratamento térmico, é crucial para um bom resultado final e para umamaior vida útil da mesma, por exemplo, em peças usinadas, não se deve deixar marcas de usinagem em peças que exigem elevada resistência mecânica, pois estas marcas seriam pontos fragilizantes e o tratamento térmico poderia vir a agravar ainda mais esta fragilidade e até ocasionar o rompimento da peça, aliás, não deve existir nenhuma marca ou risco superficial em qualquer peça metálicas.
Outro...
tracking img