Blues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História do Blues
Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho,cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ouformas de escapar dela.
O blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythmand blues, rock and roll emúsica country, além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música clássica moderna.
O blues tem sua origemna África, onde a tradição é passada de pai para filho. Nos Estados Unidos da América o Blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriundado sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia), dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, nas chamadas "worksongs", para embalar suasintermináveis e sofridas jornadas de trabalho, as quais são uma das origens dos "blues".
São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias quebasicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. 
Porém o conceito de "blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando suaessência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Era um modo mais pessoal e melancólico de expressar seus sofrimentos, angústias etristezas. A cena, que acabou por tornar-se típica nas plantações do delta do Mississippi, era a legião de negros, trabalhando de forma desgastante, sobre o embalo dos cantos, os "blues".
tracking img