Blues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Onde nasceu o Blues
O blues teve seu início no final do século XIX, no Mississippi, estado ao sudeste dos Estados Unidos. Seu berço foi, mais especificamente, no Delta do Mississippi, próximo ao Rio Yazoo, uma região de inundações, bastante lamacenta.

2- Como ele se originou
Aquela região possuia ótimas terras para plantio de algodão e, por isso, ali vivia uma grande população de escravosafro-americanos, que trabalhava nas lavouras. Para embalar suas sofridas horas de trabalho, os escravos entoavam “canções de trabalho”. A partir dessas canções que o blues foi surgindo, progressivamente. E a instrumentalização das “canções de trabalho” foi o marco inicial para a caracterização do blues como estilo musical.

3- Sobre o que ele fala
Os temas abordados nas letras de blues,inicialmente, se prendiam a sofrimentos, tristezas e dificuldades da vida de trabalho no campo e como era a vida à margem da sociedade. Mais tarde, os temas se estenderam a casos amorosos e acontecimentos que envolvam grandes emoções.

4- Influências musicais
As canções tiveram influências africanas, obviamente, pois seus criadores eram levados diretamente da África para os Estados Unidos. Tiveramtambém influência de músicas militares e religiosas, bem como baladas européias.

5- Instrumentos utilizados
O principal, e imprescindível, instrumento do blues é a voz. Foi, desde o começo, o único meio de fazer música a que os negros tinham acesso, pois seus patrões acreditavam que a utilização de instrumentos musicais de qualquer tipo facilitaria a organização de uma rebelião.
Posteriormente,quando a música começou a ser instrumentalizada, o violão foi incorporado. E depois veio a guitarra elétrica, marca registrada de B.B.King. A gaita também têm grande importância no blues, assim como o contrabaixo ou baixo elétrico, o piano e o órgão. Nas “big bands” também é utilizado o saxofone. A bateria quase sempre, principalmente nos Blues mais antigos, possui uma configuração simples, comum único tom-tom, chimbal e um prato de ataque pequeno, caixa, bumbo e um surdo. E, mais raramente, também aparecem o banjo, trompete e o “Diddley String”, que é similar a um violão com uma corda só.

6- Estilos de blues
O blues possui várias formas estilísticas diferentes, algumas determinadas apenas pela localização geográfica. São exemplos o Delta Blues, da região do Delta do Mississippi, oChicago Blues (quando foi acrescentada a guitarra elétrica), Texas Blues, Blues Britânico, Louisiana Blues, dentre outros.

7- Expansão
O blues se expandiu pelos Estados Unidos pois os negros que o tocavam foram se espalhando para cidades mais industriais, como Chicago e Detroit, em busca de empregos. Obviamente eles levaram consigo sua música e a popularizaram em suas novas cidades,proporcionando a criação de novos subgêneros do estilo.

8- Subgêneros
O subgênero boogie-woogie, conhecido como o mais influente do blues para o desenvolvimento do rock and roll e da música pop do mundo todo, é caracterizado pela larga utilização do piano em suas composições. Memphis Slim é um dos grandes expoentes.
Já o Blues Elétrico se originou em Chicago e, com suas guitarras elétricas eamplificação, teve como um dos principais expoentes T-Bone Walker.
O Jump Blues é o subgênero mais estrondoso, utiliza de 5 a 10 intrumentos em suas composições e é tocado de forma acelerada.

9- Principais expoentes
Charlie Patton | Mississippi | 1891 – 1934
Considerado por muitos como o “pai do blues”, ele é uma das figuras mais antigas da música popular dos Estados Unidos.
Por volta dos 19 anos elejá era um talentoso artista e compôs Pony Blues, canção que virou ícone de uma era. Era conhecido também por ser um showmen, tocando seu violão em posições inusitadas, como outros vieram a fazer mais tarde.
Pony Blues: https://www.youtube.com/watch?v=JZ1zOarIoEA

Son House | Mississippi | 1902 - 1988
Teve a família desestruturada logo cedo, porém continuou estudandou e tornou-se pastor....
tracking img