Blue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto




























INTRODUÇÃO

Nesta primeira aula Marcos Silva da uma demonstração dos principais elementos que compõem o estilo de tocar guitarra blues de uma maneira simples e eficaz, a intenção é colaborar para você expor seu talento com muito feeling. O BLUES é o gênero de musica que faz com que omusico realmente se expresse com a alma, por ser uma musica que nasceu dos Works Songs, os intérpretes de BLUES não tinham recursos para se expressarem apenas muito feeling, eis à questão do primeiro item que quero chamar atenção. Hoje em dia ao contrário, o uso da tecnologia favorece sua maneira de tocar, esquecendo do principal que é tocar com feeling, pegada, elegância etc.
Nesta aula vocêterá que rever alguns conceitos, pois em primeiro lugar iremos voltar ao túnel do tempo para entender um pouco mais sobre esta fantástica musica que desde o seu surgimento e a cada dia que passa fica mais evidente em vários estilos de musica.

TABELA DE SUGESTÃO DE ESTUDO DIÁRIA:

Ouvir os veteranos (pois aprendemos a falar ouvindo);
Praticar suas frases e analisar cada intervalo;
Praticaras técnicas de mão esquerda como, por exemplo, o hammer - ons, pull offs, bendings, release vibrato e o slade.

Sugestão: No meu ponto de vista uma das técnicas que mais se parece com uma mulher ou uma criança chorando é o bendings e o reverce bendings junto com o vibrato, então os pratique ate ficar perfeitos.

DICAS:
Se possível quando estiver estudando grave tudo o que você tocar ou oseu improviso, depois escute tudo com muita atenção, analise os defeitos se houver e tente não cometer mais.
Procure os intervalos que soam bonito e separe um tempo para analisá-los.
Fuja de desenhos de escalas, um solo de blues bem tocado deve soar como uma pessoa cantando.
Procure tocar fazendo perguntas e respostas.
Não precisa pensar em muitas notas apenas tente embelezar as poucas notasque você escolheu para contar sua historia.
Imagine que um solo de blues é como se estivesse numa roda de amigos contando historias, quando chegar sua vez você tem que contar uma historia com começo meio e fim, se vai ser triste, alegre ou engraçada só depois de concluída que vai saber.
Use as técnicas de mão esquerdas já citadas, dinâmica e se possível use “BOCA KILSE” e lembre que osprimeiros intérpretes não tinham recursos apenas muito feeling.
Ao gravar uma base capriche nela também, pois é tão importante quanto o solo. Imagine você fazendo uma base para BB. King improvisar tente tocar como um dos seus ídolos lembre que a concentração tem que ser cem por cento na hora de tocar e uma frase tem que ser melhor que a outra não perca o feeling ok!

OBSERVAÇÃO: Geralmenteguitarristas de blues usam a afinação da guitarra meio tom abaixo do padrão (440rz). Pelo fato de usarmos as técnicas de mão esquerda bendings release a guitarra fica bem mais confortável para essa execução não forçando tanto o braço. Por outro lado para compensar esse recurso costuma usar cordas de calibre um pouco mais pesado assim à guitarra fica macia e com volume é claro que depende muito da alturadas cordas dos trastes e da pegada de cada guitarrista. Os efeitos usados para tocar guitarra blues são básicos, geralmente um reverbe um pouco de delay, over drive suave e what e muito suor.



























Índice

Release
O Blues
Harmonia do Blues
Blues Básico em Doze Compassos
Blues com Variação no 2º Compasso
Blues com Variação no 12º CompassoBlues Shuffle com Palm Muting
Blues Shuffle com Left Hand Muting
1ª Variação Básica no Blues Shuffle
2ª Variação Básica No Blues Shuffle
3ª Variação Básica No Blues Shuffle
Blues Shuffle com 3ª Variação
Blues com Pausa
Boogie Woogie Em (E) Mi Aberto
Escala Blues
Frases
Frases com Pergunta e Resposta
Introduções: Turnarounds e Finais.











RELEASE
– MARCOS SILVA –...
tracking img