Blocos eps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introducao
As madeiras utilizadas em construção são obtidas de tronco de árvores. Distinguem-se duas categorias principais de madeiras:
a) Madeiras duras – provenientes de árvores frondosas(com folhas achatadas e largas), de crescimento lento, como peroba, ipê, aroeira, carvalho e etc. As madeiras duras de melhor qualidade são também chamadas madeiras de lei;
b) Madeiras macias –provenientes em geral das árvores coníferas (com folhas em forma de agulhas ou escamas, e sementes agrupadas em forma de cones), de crescimento rápido, como pinheiro-do-paraná e pinheiro-bravo oupinheirinho, pinheiros europeus, norte americanos e etc.

As árvores produtoras de madeira de construção são do tipo exogênico, que crescem pela adição de camadas externas, sob a casca.
A madeira éconstituída principalmente por substâncias orgânicas. Os principais elementos constituintes apresentam-se nas seguintes porcentagens aproximadas, independentemente da espécie vegetal considerada:
Carbono 50%Oxigênio 44%
Hidrogênio 6%
O composto orgânico predominante é a celulose, que constitui cerca de 70% da madeira, formando as paredes das fibras longitudinais. Outro composto orgânico importante,constituindo 20 a 28% da madeira, denomina-se lignina, palavra formada com a raiz latina lignum (madeira). A lignina deposita-se nas paredes das células, reforçando-as estruturalmente e reduzindo aabsorção de umidade.
A estrutura da madeira apresenta ainda pequenas quantidades (0,2 a 1%) de sais minerais, que constituem os alimentos dos tecidos vivos. Esses minerais produzem as cinzas quando amadeira é queimada.
Vantagem
A madeira é um material com excelente relação resistência/peso, que pode ser explicada pela eficiência estrutural das células fibrosas ocas, com seção arredondada ouretangular.
Defeitos da madeira
As peças de madeira utilizadas nas construções apresentam uma série de defeitos que prejudicam a resistência, o aspecto ou a durabilidade. Os defeitos podem provir...
tracking img