Colostomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é colostomia?

Colostomia é a porção do intestino exteriorizada através da parede abdominal. A colostomia faz com que uma parte do intestino fique exposta no abdome, como uma boca (est0ma). Esta abertura será o local por onde sairão às fezes que, por sua vez, serão armazenadas em uma bolsa coletora.
2. O que é estoma?

Estoma é uma abertura feita cirurgicamente no abdome, por onde oconteúdo dos intestinos será expelido e coletado para uma bolsa externa.
3. Quando indica-se a realização da colostomia?

A colostomia é indicada, principalmente para descomprimir, drenar, aliviar tensões de anastomoses intestinais (união de parte do intestino com outra região do intestino) e proteger suturas de um orgão danificado, no caso o intestino grosso. Assim, no caso dos estomasintestinais (colostomias, ileostomias), eles, geralmente, são realizados para evitar que as fezes passem pelo local operado antes da cicatrização completa, evitando-se infecções nos pontos de sutura.
4. Como é feita a colostomia?

A colostomia é uma realização cirúrgica feita em centro cirúrgico. Na cirurgia parte do intestino é exteriorizado no abdome (veja figura acima), outra parte do intestinotem a “boca” fecha com pontos de sutura.
5. A cirurgia de colostomia é definitiva?

Não, a colostomia pode ser permanente ou temporária, dependendo de cada doença que está sendo tratada. Por exemplo, na cirurgia para tratamento do câncer de reto, os estomas temporários são fechados depois da cicatrização da cirurgia, o que ocorre geralmente após 1 mês da cirurgia. Após o fechamento do estoma, opaciente volta a evacuar pelo ânus.
6. Como funciona o estoma?

Uma vez que o estoma não pode ser controlado voluntariamente, o paciente precisará de uma bolsa de coleta de fezes. Um dos maiores problemas para os ostomizados, depois da cirurgia é a adaptação à vida normal. O paciente tem várias preocupações, dentre elas: o cheiro, os ruídos, as freqüentes idas ao banheiro, à reintegração sociale profissional, o tratamento da pele à volta do estoma e até mesmo a atividade sexual.
7. Qual o aspecto normal do estoma?

O estoma é constituído da mucosa normal do intestino, assim o aspecto normal, saudável, é de cor vermelho vivo, úmido e brilhante, devido a presença do muco intestinal, semelhante à mucosa da boca (parte interna).
Nos primeiros dias após a cirurgia o estoma pode ficaredemaciado (inchado). Aos poucos o edema regride.
A pele ao redor do estoma (chamada de pele periestomal) deve estar lisa, sem lesões ou ferimentos.
8. O estoma é doloroso?

Não, o estoma não tem terminações nervosas, por isso não dói ao ser tocado, por isso existe o risco de causa lesões sem perceber. Caso apresente sangramento pequeno ao ser tocado, o paciente deve observar, e esperar que osangramente pare expontaneamente. Caso o sangramento seja contínuo e abundante o médico deve ser procurado.
9. Além da colostomia, existem outros tipos de estomias?

Sim, os tipos mais comuns são:
Iliostomia, onde ocorre a exteriorização de um segmento do íleo.
Urostomia, que é a abertura de um trajeto alternativo de drenagem da urina pela parede abdominal.
10. Quais as consequências de seretirar uma parte do intestino grosso (cólon)?

O intestino delgado é rico em enzimas e substâncias que servem para decompor os alimentos, ao contrário do intestino grosso, cuja principal função e absorver os líquidos do bolo fecal. Com a retirada de parte do intestino grosso o intestino delgado deve substituir o cólon na absorção dos líquidos, com isso, nas fases iniciais do funcionamento dacolostomia as fezes são fluídas acompanhada de enzimas que podem irritar a pele. Com o passar do tempo as fezes adquirem concistência normal.
11. Qual a característica das fezes na colostomia?

As características e a consistência das fezes variam de acordo com a porção do intestino que foi exteriorizada. As colostomias, portanto, são identificadas pela porção do cólon que é trazida para fora do...
tracking img