Blocos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PORTO DAS ÁGUAS











NOME DO ALUNO







Blocos Econômicos

[pic]











PORTO BELO
2010


NOME DO ALUNO










Blocos Econômicos











Profº






















PORTO BELO 2010


Sumário



- Introdução---------------------------------------------------------- 04

- Desenvolvimento (Pareto) ---------------------------------------- 05

- Conclusão ----------------------------------------------------------- 15

- Bibliografia --------------------------------------------------------- 17



































Introdução:

Este trabalho propõe-se a abordar sobre os Blocos Econômicosmundiais, o que é; quais são os blocos, quais países participam dos principais blocos, onde e como surgiram, quais seus objetivos e sua importância para o avanço da Economia dos países que participam.













































Blocos Econômicos

São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.Com o intuito de fortalecer economicamente, muitos países se unem para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõe um determinado bloco econômico.
Os blocos comerciais, ou blocos econômicos/, são agrupamentos de países quetêm como objetivo a integração econômica e social. Podem ser classificados em quatro categorias distintas: Áreas ou Zonas de Livre Comércio, Uniões Aduaneiras, Mercados Comuns e Uniões Econômicas e Monetárias.


ALCA
Área de Livre Comércio das Américas
[pic]

ALCA é a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), acordo proposto pelos Estados Unidos da América onde se criaria uma zonasem barreiras alfandegárias disseminando assim a entrada de produtos norte-americanos nas Américas Central e Sul.
Participariam desse acordo 34 nações americanas, com exceção de Cuba por ter divergências ideológicas com os Estados Unidos. O primeiro prega o socialismo e a soberania, já o segundo pratica o capitalismo.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos 34 países seria deaproximadamente 13 trilhões de dólares, superando em 2 trilhões o PIB da União Européia (UE). A população da ALCA seria cerca de 850 milhões de habitantes, já a da União Européia é de cerca de 374 milhões. Isso faria com que a hegemonia da União Européia decrescesse, dessa forma a ALCA igualaria ou superaria o bloco europeu.
A primeira reunião entre a Cúpula Americana para discutir esse acordo ocorreuem 1994, momento em que foi exposto o desejo norte-americano de unir as Américas, utilizando como principal argumento a luta pela hegemonia das Américas.
A princípio, a ALCA iria acabar gradativamente com as barreiras comerciais e de investimentos, com isso aproximadamente 85% dos produtos e serviços transacionados na região ficariam isentos de impostos. Cada país ou bloco iria estabelecersua própria alíquota de importação para países não pertencentes ao grupo.
A ALCA daria origem a um paraíso de consumo, eliminando qualquer restrição à circulação de mercadorias, serviços e capitais.
Foram realizadas inúmeras manifestações contra a ALCA, pois os argumentos utilizados pelos norte-americanos não convenceram a população latina de que o acordo seria algo vantajoso para eles.Por fim, em 2005 foi oficialmente abandonado o acordo da ALCA, com a saída da Venezuela e do Brasil.



MERCOSUL
Mercado Comum do Sul
[pic]

O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é um bloco econômico criado em 1991, pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai baseado no Mercado Comum Europeu com o objetivo de reduzir ou eliminar impostos, proibições e restrições entre seus produtos....
tracking img