Resumo de oligopolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
CURSO DE DIREITO
ECONOMIA
Profª: Mônica Mansur
1º SEMESTRE – NOTURNO

OLIGOPÓLIO

Equipe:
Alanna Ellen M. A. Girardi
Danny Luis Girardi Barbosa
Mônica Guimarães
Mônica Lopo
Paula Edilene R. Marcula
Sérgio Teixeira


Itabuna, 25 de setembro de 2012.

OLIGOPÓLIO
A palavra oligopólio é de origem grega, formada por dois conceitos: oligo(poucos) e pólio (comercio, vendedor) por isso significa precisamente poucos vendedores. Quando nos deparamos em uma situação onde precisamos comprar alguma coisa ou adquirir algum serviço, mas não temos muitas escolhas, pois poucas empresas oferecem tal serviço ou produto, podemos dizer que existe um oligopólio naquele setor, pois apenas um pequeno grupo de empresas domina o setor.
Como existempoucas empresas no setor, cada participante dessa, estão sempre atentas às ações e atividades dos outros, pois as ações individuais de cada empresa afeta diretamente a outra e como na verdade os que todas elas buscam que são lucros cada vez maiores, acabam colaborando entre elas para manter o poder e evitar que com ações mais ousadas, possam diminuir a margem de lucro e com isso todas sairiamperdendo.

CARACTERÍSTICAS
O mercado de oligopólio possuem algumas características bem definidas, que são:
* Poucas empresas dominam o mercado.
* Cooperação entre as firmas, agindo como monopolistas e produzindo uma pequena quantidade de produtos e cobrando preços acima do custo marginal.
* Criação de barreiras para a entrada de novas empresas
* Produto diferenciado e/ouprestados
* Concorrência imperfeita

As organizações podem fazer parte desse mercado das seguintes formas:
* Oligopólio concentrado – onde um pequeno número de empresas domina um determinado setor.
* Oligopólio competitivo- onde um pequeno número de organizações domina um setor com muitas empresas.
Quem perde com esse mercado oligopólio é o consumidor, por não haver a livre concorrênciano setor, e as dificuldades impostas por eles pra entrada de novas empresas, são obrigados a adquirirem o produto com um preço mais alto, acima do custo marginal.
No Brasil um exemplo claro de oligopólio é o setor de telefonia, onde apenas quatro empresas dominam o setor, enquanto que na Índia são vinte, por conta disso os preços da telefonia celular pré-pago é 38 vezes mais caro que na Índia, eainda temos os piores serviços.

FORMAS DE OLIGOPÓLIO
Na economia, oligopólio é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços, como empresas de mineração, alumínio, aço, montadoras de veículos, cimentos, laboratórios farmacêuticos, aviação, comunicação e bancos.
É um tipo de estrutura de mercado que pode serdefinido de duas formas:
* Oligopólio concentrado: pequeno número de empresas no setor.
Exemplo: indústria automobilística;
* Oligopólio competitivo: ou um pequeno número de empresas que domina um setor com muitas empresas. Exemplo: Nestlé, Ambev, Parmalat no setor de alimentos, Brahma, Antarctica e Coca-cola no setor de bebidas, Pão de Açúcar e Carrefour no setor de supermercados, etc.Existem as três principais denominações que caracterizam oligopólio:
* Cartel
* Truste
* Holding
Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar os preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação alterações de preços.
O oligopólio, assim como o monopólio, ocorrebasicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor. Como vimos em monopólio, essas barreiras são devidas aos seguintes fatores:
• proteção de patentes;
• controle de matérias-primas-chave;
• tradição;
• oligopólio puro ou natural.
Alguns produtos, por razões tecnológicas, só podem ser produzidos por empresas de grande porte (automóveis e extração de petróleo)....
tracking img