Blockbuster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BLOCKBUSTER
Ela pode ter debutando na distribuição eletrônica de filmes há pouco tempo, mas na locação e venda já está na maturidade, e tem muita história para contar. Um bom filme na televisão quer seja um clássico como Indiana Jones ou um lançamento como Piratas do Caribe, pipoca, refrigerante e sofá. Essa é a principal mistura da rede de vídeo locadora BLOCKBUSTER, que apesar da situaçãodelicada em que se encontra, desempenhou um papel fundamental para consolidar esse segmento.
-
A história
A BLOCKBUSTER VIDEO abriu sua primeira loja em 19 de outubro de 1985 na cidade de Dallas, estado americano do Texas, pelas mãos de David Cook, numa época em que a locação de vídeos era um negócio relativamente novo. Em dois anos de atuação no mercado, já era uma rede com 19 lojas. Foi nesseperíodo que a empresa experimentou sua maior mudança. Foi instituído o conceito de big stores: grandes lojas, promoções exclusivas, variedade de lançamentos, atendimento de primeira, oferta monumental de títulos, acesso fácil e produtos complementares à venda criando um ambiente familiar e totalmente inovador. O fundador da rede vendeu a empresa, que contava com 200 lojas, dois anos depois para omilionário Wayne Huizenga, que fez sua fortuna no ramo da limpeza urbana. Foi ele quem começou a expansão internacional e transformou a empresa em uma gigante rede do segmento de locação de vídeos. Mudou o escritório central da cidade de Dallas para a ensolarada Fort Lauderdale, na Flórida, encerrando o ano com mais de 100 lojas abertas.
-
-
Em 1989 ingressou no mercado Europeu ao adquirir a lojaThe Ritz Chain em Londres. Começou a década de 90 abrindo sua primeira loja em Porto Rico, iniciando operação no Canadá, lançando o sistema de franquias para desenvolver lojas na Austrália e adquirindo a Errol’s Video, a terceira rede de locação dos Estados Unidos. Nesta época a empresa já era um gigante em seu segmento, despertando o interesse da poderosa Viacom, que comprou a BLOCKBUSTER em 1994por impressionantes US$ 8.4 bilhões, encerrando o ano com mais de 4.500 lojas abertas. Em 1996, a Blockbuster Entertainment Corporation foi renomeada para simplesmente Blockbuster, Inc. e as lojas de varejo para BLOCKBUSTER, excluindo a palavra vídeo, uma clara demonstração que a oferta de produtos ia muito além de alugar filmes. Neste mesmo ano fechou acordo com a Sony para oferecer promoções como objetivo de difundir o DVD. Era o começo de uma nova era.
-
-
Em 1997 a empresa voltou a suas origens transferindo sua sede mundial novamente para a cidade de Dallas. A força da BLOCKBUSTER pode ser medida em 1999 quando foi eleita a 13ª marca mais conhecida dos Estados Unidos em uma lista de duas mil empresas. O desenvolvimento das tecnologias de banda larga e a diversificação dos sistemasde distribuição de filmes (cabo, telefonia e satélite) forçaram a empresa a repensar o futuro sem locação depois de começar a amargar resultados medíocres. As mudanças começaram com o aluguel on-line de DVD. A opção por este tipo de serviço rompeu um paradigma interno da BLOCKBUSTER, que sempre investiu em suas lojas com o objetivo de transformar o ato de alugar um filme em um programa agradável edivertido para os clientes. Afinal, antes de escolher o DVD, as pessoas aproveitavam para checar os lançamentos e comprar outros produtos, como filmes, pipoca, sorvetes e guloseimas, dos quais vinham cerca de 20% de seu faturamento. É por isso que a empresa relutou tanto, mesmo com resultados catastróficos, em abandonar o modelo de lojas (muitas delas foram fechadas). Outro fator que atrasou aentrada da empresa neste segmento era muito simples e vital para suas finanças: era do atraso na devolução de DVDs que a BLOCKBUSTER tirava 15% de seu faturamento.
-
-
Nos anos seguintes, a situação da empresa se deteriorou cada vez mais, muito em virtude da forte concorrência, principalmente da Netflix, que trabalha com um sistema de catálogo e entrega de filmes direto na residência....
tracking img