Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, filosofia é uma palavra grega, quesignifica "amor à sabedoria".
A filosofia ocidental começou com os gregos mas não exatamente na Grécia, os primeiros filósofos que conhecemos viveram na cidade de Mileto onde hoje é a Turquia , era umacidade portuária e por isso tinha grande circulação de pessoas de diversos locais e de idéias diversas. Isso em si não justifica o surgimento de uma nova maneira de pensar, mas favorece. Estesprimeiros pensadores de Mileto são conhecidos como Pré-Socráticos, pois antecederam Sócrates.
Os pré-socráticos fundaram a filosofia criando um pensamento independente das idéias tradicionais e das crençascostumes da época. Eles começaram a se perguntar sobre o fundamento e a origem das coisas. Esses questionamentos não encontram parâmetro em nenhuma outra sociedade. Esta forma de pensar está na basede todo desenvolvimento conhecido pelo mundo ocidental, em especial no desenvolvimento das ciências.
A filosofia nasce da pergunta. Não de qualquer pergunta, mas daquela que brota das tantasinquietações que desassossegam o sujeito. De tão incomodado, inconformado e inquieto, ele não pergunta por perguntar.
De uma forma geral o conhecimento é o ato ou efeito de entender uma ideia, ter noçãode alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato; conhecimento de um documento; saber. Porém para a filosofia o conhecimento trata-se de um processo. Dessa maneiraprocesso de conhecimento está essencialmente ligado à ideia de movimento: interação, ação recíproca, trabalho compartilhado, ação em comum. Ou seja: fundamentalmente, a possibilidade do conhecimento temhaver, com convivência e comunicação – o que, a rigor, somente é possível entre sujeitos que se olham, trocam informações, conversam, enfrentam-se,brincam, debatem... É no e do diálogo que nasce o...
tracking img