Incidente em antares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Relacione os principais fatos da primeira parte:
Na primeira parte da obra, o autor nos apresenta a fictícia cidade de Antares e as relações políticas entre as facções dos Campolargo e dosVacariano até o dia do famoso incidente.
A cidade de Antares é um pequeno município do Rio Grande do Sul que fora comandada por Chico Vacariano até que um oponente, Anacleto Campolargo, aparece paradisputar o domínio do feudo, dando origem à rivalidade entre as duas famílias por cerca de sete décadas. Apresenta também a união dos mesmos em face da ameaça comunista, como é conhecida na cidade a classeoperária, que reivindica seus direitos.

1.2 A segunda parte da obra trata do “incidente” propriamente dito.
a) Comente o contexto que levou o incidente a acontecer.
O incidente aconteceu por queos coveiros da cidade fizeram uma greve. Comandada por Geminiano Ramos, uma greve geral paralisa todas as atividades em Antares: reivindicando melhoria salarial.

b) Relate os principais momentosdo incidente.
Morrem na cidade, inesperadamente, sete pessoas entre eles a matriarca da família dos Campolargo, mas os coveiros, estando em greve, se recusam a enterrar os mortos que adquirem “vida” epassam a vasculhar a vida de seus familiares e a apontar os defeitos e a podridão moral da sociedade.
Os defuntos exigem que as autoridades os enterrem em um prazo máximo de 24 horas ou prometemficar a apodrecer no coreto da cidade. Enquanto esperavam por uma resolução do governo, decidem visitar seus amigos e parentes.
Ao meio dia, os mortos e os vivos se encontram na praça da cidade paradiscutir o problema da greve e os mortos revelam os segredos sujos de todos da cidade. Após um tremendo rebuliço, a greve termina, os mortos são finalmente enterrados e a cidade decide negar e desmentiro incidente a todos os jornalistas que procuram desvendar o que acontecera em Antares. Atacados a pedradas e garrafadas, os defuntos se rendem e voltam para os seus esquifes. Por outro lado,...
tracking img