Inicocripitose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
    Milhares de pessoas sofrem com onicocriptose, são homens, mulheres, jovens e crianças. Os clientes chegam à clínica reclamando de “uma forte dor no dedo”, dizendo ser unha encravada. O que na verdade muitos confundem e até mesmo desconhecem é a diferença entre uma unha encravada e uma onicofose. A diferença principal entre elas é que na unha encravada sempre haverá presença de espícula esimplesmente com um toque na polpa digital do dedo dolorido e uma boa inspeção o podólogo perceberá se realmente é onicocriptose ou onicofose.
A onicocriptose “unha encravada” é uma das mais freqüentes queixas dos pacientes nos consultórios podológicos. Causando dor e grande desconforto para deambulação ou até mesmo para calçar sapatos. A causa principal é o corte inadequado das unhas, seguido deuso de calçados inadequados, (numeração pequenas ou sapato de bico fino), traumas nas lâminas entre outras.  As infecções podem ser graves prejudicando a saúde e também sua vida social. O tratamento através da podologia está em identificar a causa, orientar o paciente quanto ao corte correto da lâmina, remover a espícula para aliviar a dor, e fazer curativos até a cicatrização. Sendo que após acicatrização inicia-se a correção do crescimento da lâmina. Para cada tipo de lâmina, um tipo de correção que pode ser feito através de preenchimento com laka, resina acrílica, guta percha ou onicoórteses. As onicoórteses se faz através de vários dispositivos, sendo que cada tipo de lâmina é necessário um tipo de órtese que fará a tração necessária para a correção desta.

Da mesma forma que asoutras partes do nosso corpo, as unhas também podem atrofiar. Infelizmente, assim que a atrofia se instalar, a condição torna-se permanente.
Muitas pessoas estão familiarizadas com o conceito de atrofia. A palavra é comummente usada para referir as condições que afetam os idosos, alguém que teve uma hospitalização prolongada, ou alguém que vive uma vida sedentária. "Atrofia" é simplesmente odesgaste de uma parte do corpo. Muitas vezes, os músculos de uma pessoa são descritos como estando "atrofiados". Isto quer dizer que os músculos diminuíram de tamanho, enfraqueceram e, em geral, perderam a capacidade de funcionar como esperado.
 

A mesma coisa pode acontecer com as unhas. Seja no resultado dos danos à matriz, o que afetaria apenas uma unha ou um problema mais grave de saúde que podeafetar e atrofiar todas as 20. Quando uma unha está atrofiada perde a sua aparência saudável, começa a diminuir de tamanho, e pode eventualmente definhar completamente. No entanto, ao contrário dos músculos, as unhas não podem recuperar a sua vitalidade e saúde. Uma vez atrofiada a unha, a condição conhecida como onicoatrofia torna-se irreversível. “Onychatrophia é um processo de cicatrização,"diz o Dr. Philippe Abimelec, um dermatologista de Paris, França, especialista em cabelo e unhas. Semelhante a uma cicatriz na pele, uma vez danificada, a unha não recupera.
 

As unhas são conhecidas por serem um indicador da saúde geral de uma pessoa. Muitas vezes, os problemas de saúde sistémicos causam problemas de unhas como unhas quebradiças ou alteração da coloração. À semelhança destesindicadores, a onicoatrofia também é evidência de um problema maior de saúde. Porque é um efeito secundário, e não uma condição primária, a onicoatrofia pode ser o resultado de uma série de problemas de saúde. Alguns destes problemas incluem trauma, como queimaduras ou danos à matriz, doenças genéticas, problemas vasculares, problemas de tiróide, doenças de pele, como líquen plano, síndrome deStevens-Johnson e síndrome de Lyell, entre outros , diz o Dr. Abimelec. “Pode haver comichão na fase inicial, que é muitas vezes o resultado da doença que a induziu", diz Dr. Abimelec. Fora isso, a onicoatrofia não é susceptível de causar dor ou desconforto.

Existem vários graus de onicoatrofia. Uma pessoa pode ter apenas uma unha parcialmente atrofiada mas que nunca vai piorar porque a condição...
tracking img